18/09/2015

Fotografia: A coleção de Ransom Riggs


Oi você! Hoje vou falar um pouco sobre a inspiração do Ransom Riggs para escrever o livro "O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares": Fotografia. 

O autor  desde criança coleciona algumas fotos antigas que adquiria em vendas de garagem que ia com a sua avó.

Pode ser muito torturante para um menino de 11 ou 12 anos de idade, mas eu gostava de encontrar caixas de snapshots (fotos antigas) por lá.

Uma dessas fotos é a da menina da capa do livro e o mais engraçado ou não é que ele comprou essa foto por achar a menina parecida com alguém por quem ele se apaixonou na infância e por isso a foto ficou por muito tempo ao lado de sua cama. Anos mais tarde ao olhar com mais atenção para a parte de trás da foto pode ler um texto dizendo que ela morreu aos quinze anos de leucemia. Creepy!


O autor nunca havia pensado antes em escrever um romance. Sua ideia original era usar as fotos para ilustrar um livro fotográfico com algumas legendas mas um amigo/empregador lhe disse que as fotos cairiam muito bem em um romance e assim a ideia foi para frente (o terceiro livro foi lançado recentemente nos Estados Unidos).

Nem todas as fotos que ilustram o livro são da coleção pessoal de Ransom, já que umas ele pegou emprestada de Robert E. Jackson, um outro colecionador que até já expôs em galerias de arte parte da sua coleção. Cerca de dez mil fotos foram analisadas no processo de criação do livro para apenas cinquenta serem escolhidas. 
Eu as amo porque elas são belas fotografias de coisas horríveis.
A ideia atraiu muitos admiradores ao redor do mundo, tanto que seu livro se tornou um best-seller e irá ganhar uma adaptação dirigida por Tim Burton. O elenco conta com Eva Green, Asa Butterfield, Samuel L. Jackson, Kim Dickens, entre outros. O filme tem previsão de estréia para 2016 nos Estados Unidos. 

Apesar das fotos que ilustram a obra o livro não se trata propriamente de um terror e é indicado para o público jovem-adulto. Se quiser mais informações e resenhas sobre o livro confira a página no Skoob.

Você pode conferir algumas fotos da coleção nesse booktrailer do livro "Talking Pictures".

Para mais informações sobre o trabalho de Ransom Riggs visite seu site oficial.

22 comentários:

  1. Helloo, Sil! *-*
    Sabe que também gosto de ficar olhando fotos antigas e pensar sobre as suas histórias?! Gosto de coisas antigas ahaha... Amei esse post! Há um tempo que queria ler e ver o livro de Riggs, mas ainda não tive oportunidade! :( Também fiquei muito feliz em saber que vai ter filme, sobretudo sendo dirigido por Tim Arrasador ahaha!! Gosto de alguns trabalhos dele. Mal posso esperar para conferir os dois.
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bacana fotos antigas, apesar de várias serem bem bizarras! Como não poderei ler o livro tão cedo vou acabar conferindo o filme mesmo... E sendo com o queridinho do Tim eu tenho certeza que será ótimo!

      Excluir
  2. Ai céus, deu medinho.. muito bizarro e tétrico, mas, enfim, o inspirou a escrever né? É o que conta.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mi! E tirando a parte que algumas pessoas se decepcionaram pelo livro não ser de terror, dizem que é ótimo!

      Bjs

      Excluir
  3. Olá,
    Eu tenho muita vontade de ler essa livro, não sabia da motivação por trás da obra e achei peculiar, justamente como o livro. No fim das contas isso só me deixou ainda mais curiosa.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês! Pois bem, leia o livro e depois me conta o que achou. Infelizmente não vou poder ler tão cedo. :(

      Excluir
  4. Oi Sil!
    Vejo muita gente falando deste livro, gostei de conhecer mais sobre o que o inspirou. Que diferente o passa tempo dele! Fiquei curiosa sobre o livro, vou ler algumas resenhas. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bom?
    Eu soube do livro quando descobri que iria virar um filme dirigido por Tim Burton e, como adoro filmes um pouco macabros, fui pesquisar várias coisas sobre esse livro e nem precisa dizer que já estou louca pra ler e assistir.
    E enquanto eu lia esse post não pude deixar de pensar nessa garota por quem o autor se apaixonou quando criança... ele devia gostar muito dela pra ter deixado a foto dela por um bom tempo ao lado da cama né?
    Não imaginei que O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares fosse um romance, achei que fosse um livro de crianças! Enfim, gostei muito desse post e se antes não tinha certeza quanto a compra desse livro agora preciso tê-lo imediatamente! :)
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Também acho que ele realmente deve ter ficado apaixonado pela menina. Mas mesmo assim é estranho, rs.
      Eu acho que nunca pensei que o livro fosse para crianças, só a capa me da medo imagina ?! iuHAUOHUIA

      Excluir
  6. Nossa, que post lindo e interessante *_*
    Gosto de coisas assim.De autores criativos assim,ehehehehehe.
    Parabéns por publicar o trabalho dele, tenho certeza que será muito bem reconhecido!


    Beeijinhos ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu tenho bastante curiosidade sobre essa obra. Não sabia sobre a questão das fotos terem influenciado o autor a escrever a obra. Agora estou mais curioso por seu trabalho.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oláá!
    Nossa, achei complexo demais e bem surreal até, sabe? Achei o post super interessante.
    Beijos
    Masen's tale ❤

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! Admiro muito o trabalho desse cara, mas juro que fico com medo de algumas fotografias. Ainda não li o romance que ele escreveu (amo que amo o título do livro!), mas vontade não me falta. Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália. De fato, essas fotografias são macabras uIHAUOHAU

      Excluir
  10. Oi Sil, sua linda, tudo bem
    Eu fiquei um pouco triste ao ver o vídeo, tantas fotos de pessoas que existiram e nenhuma delas com seus donos ou os descendentes dos donos. Estavam em garagens em um pote e não em álbuns de família. Não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa, acho que vou acabar vendo o filme antes de ler o livro também, risos... Adorei sua postagem.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila! Verdade, sabe que eu nem tinha pensado por esse lado? As vezes pego as fotos antigas da minha família - que tem o mesmo estilo de algumas - e fico feliz por tê-las guardada na casa da minha avó. Mas sabe como é americano, ne? Não tem muito apego com as coisas.

      Excluir
  11. Oi Sil!
    Creepy é mesmo a palavra, rsrs. Lembro que quando li esse livro não achei nada de medonho na história, mas as fotos…muito sinistras.
    Quero muito ver como será essa adaptação conduzida pelo Tim Burton. Adoro os mundos criado pelo diretor.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Caramba, que genial! Adorei. Não conhecia...

    Seguindo o blog!
    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oláá´!

    Gente, como essa foto primeira foto é assustadora HSUAHSAUHSUAHSA. Eu fiquei com medo, como alguém consegue ficar com ela do lado da cama?? Já vi algumas resenhas em relação ao livro, mas ainda não tenho certeza se irei ler. Mas gostei de saber dessa adaptação <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  14. Olá... tudo bem???
    Bom nunca tinha ouvido falar nessa obra... mas eu sempre gostei de fotos antigas ainda mais em preto em branco... a foto dessa menina remete tantas coisas... ela é uma fofura e ao mesmo tempo macabra... isso do Tim Burton fazer uma adaptação caiu como uma luva, porque adoro as produções dele... vou aguardar com certeza... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil ! Tudo bem ?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, você tem resenha ? Gostaria de ler uma feita por você, saber o que você achou e tudo mais.
    Particularmente eu adoro fotografias, elas refletem sentimentos, momentos.. Hoje em dia infelizmente poucas conseguem resgatar e transmitir algum sentimento, em sua maioria apenas passa uma impressão de superficialidade.
    O gosto de Ransom é muito intrigante e peculiar, é admirável e um pouco assustador também kkk, admito que gosto de olhar as fotografias antigas, mas acho que não conseguiria sair por ai colecionando fotos de outras pessoas (a da menina, está meio sinistra kk).
    Enfim, ótimo post.
    Beijos, Sorvete Literário

    ResponderExcluir
  16. Olá Silviane, achei bem legal sua postagem, não sabia que o autor colecionava fotos antigas e nem que essa foram sua inspiração para escrever o livro, espero poder lê-lo em breve e já estou com ele aqui *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir


Obrigada por comentar no Estilhaçando Livros. Se você tiver um blog deixa seu link que vou retribuir a visita com o maior prazer.