14/09/2015

TOP 5: Filmes distópicos que eu amo



Não é de hoje que eu falo para todos que distopia é o meu gênero literário favorito. Acho que esse amor todo aconteceu pois acabei passando a me envolver mais com os livros através de uma distopia (Estilhaça-Me). Mas o que eu sempre fui ignorante antes de começar a pontuar gênero para as coisas é na quantidade de filmes distópicos que eu gosto e já gostava antes mesmo de começar a ler livros do gênero. Então agora vou falar para vocês quais são os meus filmes distópicos favoritos! <3



Minority Report - A Nova Lei (2002)

Esse foi um dos primeiros filmes do gênero que assisti na vida e até algum tempo atrás eu nunca pensado nele como uma distopia, até o momento que o assisti novamente e o achei incrível.
Sinopse: Washington, 2054. O assassinato foi banido, pois há a divisão pré-crime, um setor da polícia onde futuro é visualizado através de paranormais, os precogs, e o culpado é punido antes do crime ter sido cometido. Quando os três precogs, que só trabalham juntos e flutuam conectados em um tanque de fluido nutriente, têm uma visão, o nome da vítima aparece escrito em uma pequena esfera e em outra esfera está o nome do culpado. Também surgem imagens do crime e a hora exata em que acontecerá. Estas informações são fornecidas para um elite de policiais, que tentam descobrir onde será o assassinato, mas há um dilema: se alguém é preso antes de cometer o crime pode esta pessoa ser acusada de assassinato, pois o que motivou sua prisão nunca aconteceu?



O Preço do Amanhã é um filme recente com um elenco duvidoso. Demorei algum tempo até finalmente assisti-lo por não gostar da maioria dos atores que fazem parte do elenco mas acabei batendo com a cara na parede quando o filme terminou. Achei a história muito bacana e acabou se tornando um dos que eu mais gostei.
Sinopse: Em um futuro próximo, o envelhecimento passou a ser controlado para evitar a superpopulação, tornando o tempo a principal moeda de troca para sobreviver e também obter luxos. Assim, os ricos vivem mais que os pobres, que precisam negociar sua existência, normalmente limitada aos 25 anos de vida. Quando Will Salas (Justin Timberlake) recebe uma misteriosa doação, passa a ser perseguido pelos guardiões do tempo por um crime que não cometeu, mas ele sequestra Sylvia (Amanda Seyfried), filha de um magnata, e do novo relacionamento entre vítima e algoz surge uma poderosa arma contra o sistema e a organização que comanda o futuro das pessoas.


Gattaca (1997)

Eu gosto bastante do Ethan Hawke (ou como eu tenho preguiça de escrever o nome dele falo simplesmente "o pai do Boyhood") e estava procurando filmes dele para assistir. Assim como os livros eu nem leio sinopses dos filmes e acabei me surpreendendo com esse filme.

Sinopse: Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas "inválidas". Vincent Freeman (Ethan Hawke), um "inválido", consegue um lugar de destaque em corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expôr seu passado.


A.I. - Inteligencia Artificial (2001)

Eu não faço o tipo "a chorona", mas meus amigos: Esse filme me abala as estruturas. Se você ainda não viu, então veja... Simplesmente assista.
Sinopse: Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das calotas polares da Terra, fazendo com que boa parte das cidades litorâneas do planeta fiquem parcialmente submersas. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton (Haley Joel Osment), que irá passar por uma jornada emocional inesquecível.


Uma Noite de Crime (2013)

Tava eu lá procurando filmes para assistir com o pai do Boyhood e apareceu esse. Já tinha visto alguns comentários sobre ele mas nem tinha dado atenção e acabei me surpreendendo com o quanto eu gostei dele. Pelo menos atualmente ele é o preferido do gênero (eu sempre vou mudando de preferido pra tudo).
Sinopse: Em uma América devastada pelo crime, o governo sancionou um período de 12 horas anuais em que toda e qualquer atividade criminosa, incluindo assassinato, é legal. A polícia não pode ser chamada e os hospitais suspendem ajuda. É uma noite em que a cidadania se regula sem pensamento de punição. Nesta noite atormentada pela violência e por uma epidemia de crime, uma família luta com a decisão de quem eles se tornarão quando um estranho bate à sua porta.

Um filme que eu quero assistir


Metrópolis
(1927)

Sempre que falam sobre filmes distópicos citam Metrópolis (inclusive como um clássico do gênero). Eu sempre tive curiosidade de assisti-lo e ele está disponível no Ytube bonitinho, mas alguma coisa nele me da medo e eu ainda não tive coragem de dar o play. Alguém aí já viu?
Sinopse: O ano é 2026, a população mundial se divide em duas classes: a elite dominante e a classe operaria; esta condenada desde a infância a habitar os subsolos, escravos das monstruosas máquinas que controlam a metrópolis. Quando o filho do criador de Metrópolis se apaixona por Maria, a líder dos operários, tem inicio a mais simbólica luta de classe já registrada pelo cinema.

E aí, gostaram? Quais são os seus preferidos?

8 comentários:

  1. Oiii!

    Acredita que nunca assisti nenhum desses filmes? Nem mesmo o clássico A.I. :(
    E nem é por não gostar do genero, eu gosto. É por não conhecer e nem parar um tempo para ir atras desse tipo de filme, ou seja pura preguiça >.<
    Já anotei todas as dicas para procurar e baixar para assistir ;)
    Obrigada!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Olááá, passei aqui para retribuir o carinho e dou de cara com um post desse, amei!
    Faz tempo que não vejo filmes distópicos pois eu achava que já tinha esgotado o gênero e me enganei. Você trouxe aqui alguns que pela capa eu jamais veria, mas curti e já anotei as dicas!
    Obrigada... beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Acho que desses eu só vi Inteligência artificial e O preço do amanhã, os demais eu nem conhecia. Mas curti as dicas.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não vi nenhum desses filmes, mas quero muito! Adoro distopias. Será que encontro no netflix?

    Beijos,
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  5. O preço do amanhã é legalzinho, mas, uma noite de crime é amor pra sempre ♥

    ahahahha

    Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Também sou muito fã de distopia, mas o único filme que assisti foi A.I. - Inteligência Artificial e chorei muito, muito.
    Quero muito assistir O Preço do Amanhã, mas não tenho tempo de fazer isso :(
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oiee.

    Não conhecia os filmes, mas creio ter visto sobre O Preço do Amanhã e estou bem curiosa. Vou dar uma procurada. E fico feliz em saber que gostou muito no final

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir


Obrigada por comentar no Estilhaçando Livros. Se você tiver um blog deixa seu link que vou retribuir a visita com o maior prazer.