16/10/2015

Mês do Horror: Corrente do Mal

Finalmente posso dizer que um filme do gênero tenha me agradado, depois de tanto tempo. It Follows (desculpa, mas só consigo usar o título original) foi uma agradável surpresa em relação aos filmes de terror/suspense e etc; Não se tornou meu preferido mas ganhou um pedaço do meu coração.


Título Original:
It Follows
Diretor: David Robert Mitchell
Distribuidora: California Filmes
Ano: 2014
Elenco: Maika Monroe, Keir Gilchrist, Lili Sepe, Daniel Zovatto, entre outros.
Saiba mais no Filmow
Onde comprar: X
Sinopse: Para a jovem Jay, de 19 anos, o outuno deveria se concentrar na escola, nos meninos e nos fins de semana no lago. Mas, depois de um encontro sexual aparentemente inocente, ela se vê atormentada por estranhas visões e um sentimento constante de que alguém ou algo está seguindo-a. Confrontada com este fardo, Jay, com a ajuda de seus amigos, deve encontrar uma maneira de escapar dos horrores que parecem estar a poucos passos de distância.

Eu sei que a premissa deste filme é bem idiota, pode-se até dizer que é ridícula e justamente por isso que fui assistir com as expectativas abaixo de zero, o tempo todo me perguntando o motivo de ter baixado este filme. Claro que me surpreendi com o quanto ele me agradou.

Antes de tudo eu acho que preciso explicar um pouco melhor sobre a corrente (sem spoiler): Ela é transmitida para uma pessoa através do ato sexual. À partir daí uma entidade sem forma definida (pode ter a aparência de qualquer pessoa, conhecida ou não) irá te perseguir e para se livrar desta corrente você deve transar com alguém, passar a diante. Lembra daquelas correntes de Orkut? Mais ou menos isso, só que mais sombria, pois se a pessoa para quem você passou morrer a entidade volta a te perseguir e etc etc. Parece confuso, mas talvez eu que não saiba explicar direito. O negócio é que este filme não se trata de um terror de susto, daqueles que você fica com a mão nos olhos para não ver o que esta acontecendo; Ele é muito pior, pois ele usa do terror psicologico para mexer com os sentimentos do seu expectador. É extremamente torturante as cenas onde a protagonista terá um encontro com a tal entidade (não sei que outro nome usar) e o diretor faz questão de não nos mostrar o que esta diante de seus olhos, além de usar uma trilha sonora que me deixava tremendo em uma mistura de medo e expectativa. Infelizmente esses são aspectos que podem não agradar à todos, já que algumas pessoas preferem muito mais monstros e sustos, o visual do que aquilo que você não pode (ou neste caso) que vê poucas vezes e por isso que li tantos comentários negativos deste filme por aí. 

Google Imagens
Fazendo uma analise bem simples e crua do filme - até porque eu não sou nenhuma especialista - pode-se dizer que ele se trata da transição entre um jovem para a vida adulta. Isso fica um pouco obvio demais, já que todo o terror na vida da protagonista começa após ela ter feito sexo com um novo namorado. Outro aspecto que fortalece esse meu ponto de vista é o fato da ausência de adultos no filme (eles estão lá, porém a interação com os personagens são quase nulas e geralmente seus rostos são ocultados). Visando que quando um jovem esta passando da fase jovem-adulto para a fase adulta praticamente não quer a presença de adultos, dos pais, conselheiros e etc, mania de gente nova achar que sabe e consegue se virar sozinho com tudo. A tal entidade pode representar alguma doença sexualmente transmissível, mas eu acredito que ela seja um pouco da própria culpa que o jovem sente ao realizar tal ato e mais do que isso: o peso de se tornar adulto, que se você analisar bem é algo que te persegue a vida inteira sem parar. No meu ponto de vista está muito mais relacionado com a culpa e arrependimento e acabei chegando nesta conclusão por causa da última cena do filme.

A fotografia do filme foi a primeira coisa que me conquistou de cara, já que eu demorei um pouco para gostar do filme em si. Duas cenas acabaram fazendo meus olhos brilharem de uma forma que não sei explicar (caso alguém já tenha assistido: A cena em que Jay esta deitada no carro tocando as flores e a da piscina). As atuações são medianas, em alguns momentos senti que a Maika Monroe poderia ter se expressado melhor, de qualquer maneira de modo geral está bem agradável, ainda mais para um elenco tão desconhecido. Se você gosta de um filme de terror que não te dê grandes sustos e te faça pensar Corrente do Mal é mais do que indicado. Sinceramente, ele pode parecer que não tem nenhum aspecto positivo mas você poderá se surpreender no final.

Confira o trailer


--------------------------------------------------------------------------------------------------

PARTICIPE!

10 comentários:

  1. Oi Sil, esse filme tinha me chamado bastante atenção e agora com sua indicação, me deu mais vontade ainda de assistir. O tema horror psicológico desperta muito o meu interesse, gosto de filmes que nos fazem refletir e mexem com a nossa mente, amei o modo como você escreve, beijos!

    Resenha Os bons segredos/ Sarah Dessen/http://www.construindoestante.com/

    ResponderExcluir
  2. HAhaha, mas gente, realmente a premissa desse filme é muito lesa hahaha
    Não conhecia ele, não sei se eu assistiria, mas gostei de ver sua crítica bem construída e detalhada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Florzinha
    Confesso que quando comecei a ler,pensei de cara o quanto o filme parecia idiota u.u
    mas ao ler toda a sua Resenha, tirei a conclusão de que o Filme e no minimo intrigante, na verdade o Fato mencionando no Final onde você diz que ser a "Culpa" Por algo que jamais vamos esquecer, o peso de ser torna adulto e uma ideia incrível na verdade, as vezes e difícil saber quando realmente nos tornamos adulto,mas acredito que o Ato do sexo Já e um começo, eu não assistiria o filme pois eu realmente não me sinto bem, mas a ideia em si e bastante curiosa, gostei mesmo!Parabéns Pela Resenha, Beijinhos.

    PS: Estou ansiosa pra ler sua Resenha da "A Coisa" vou ficar ligada ^^

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Fiquei feliz com seu comentário <3 Acho legal quando o filme nos trás esse tipo de "sentimento" e mesmo que através de texto as pessoas pessoas tirar algo dai.

      Eu estou lendo It - A Coisa, mas a leitura tá bem lenta. Mas logo sai, prometo! Haha <3

      Excluir
  4. Genteee, que tenso rs
    Não sei se eu encaro, mas teu post instiga a genteee, tô mexida haha

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti ele, e sinceramente, não gostei. Achei meio bobo. Mas amei sua resenha, você explicou bem sobre o filme!

    beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Realmente não gosto muito de tomar sustos. Então acho que iria gostar desse filme! haha
    Pelo menos, gostei do trailer! kk

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii Sil!
    Esse filme parece ser muito interessante. Achei muito bacana a interpretação que você fez dele e fiquei muito curiosa pra saber como o filme vai me assustar. Vou cuidar para assistir bem cedinho e poder dormir em paz a noite.
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil.

    Eu gostei muito da sua dica e vou querer assistir, pois sua resenha está bem interessante.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie, Sil!
    Como você já deve estar sabendo, eu sou bem medrosa. Terror psicólogico é o pior para mim. Às vezes não me entendo quanto essas coisas. Em momentos eu aguento ver certas coisas e em outros não. Eu assisto a serie Scream da MTV se é que isso conta! Bem, sobre a mensagem do filme: achei interessante por um aspecto. O adolescente tem sempre conflitos e não ter certeza do que fazer ou não, incomoda bastante. Ou então tomar uma decisão que parecia certa, mas que no fim deu errado. Às vezes me encontro em bifurcações e é realmente difícil tomar uma decisão. Bem, tem esse quesito de atuação fraca também. Tenho problemas com isso.
    Eu não vou assistir pelo fato de ser terror e eu ser medrosa. Mas que bom que está cumprindo essa meta de outubro.
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir


Obrigada por comentar no Estilhaçando Livros. Se você tiver um blog deixa seu link que vou retribuir a visita com o maior prazer.