04/01/2016

Desafio 2016: Relendo e Resenhando



Sempre que chega final do ano todo mundo começa a participar de desafios, projetos, etc e nos primeiros três meses tá tipo "UHUL VAMOS LÁ" e quando chega no final e analisa vê que a coisa foi um fracasso total. Eu mesma tentei participar de dois desafios que acabaram indo por água abaixo. Mas tudo bem, 2016 está chegando e com ele novos desafios e eu vou tentar - mais uma vez - participar.

O desafio Relendo e Resenhando eu vi no blog Re.View do querido Alisson e achei a ideia espetacular. Eu sempre digo que nunca fui uma leitora compulsiva desde novinha, mas na minha adolescência eu li alguns livros que acabei gostando bastante e sempre tive vontade de reler. O desafio não vai ser tão difícil pois eu li poucos livros. 

Acho que o maior desafio mesmo será encontrar alguns deles que eu nunca achei para comprar nas lojas (geralmente pegava livros na biblioteca da escola ou da cidade). Vou ter que ir no sebo ou procurar no Estante Virtual mesmo. Caso alguém ai tenha o livro e ele esteja completamente parado na estante, ou você achou chato e queira vender, doar... Eu aceito. Ou até empréstimo, assim já rola um pseudo-booktour. :P Brincadeirinha. Mas se souberem de algum lugar que vende pode me avisar que vou ficar super feliz.  

REGRA
As regras do desafio consiste em reler os livros que não possuem resenha no blog, e postar uma foto da releitura (ao iniciar, ao finalizar, na metade da leitura vocês quem decidem) no Instagram contendo a hashtag #RelendoeResenhando2016. A ordem de leitura fica por conta de cada leitor, pode ser uma releitura por mês, um mês apenas de releituras, uma releitura a cada três meses, vocês é quem decidem!!
 Então confira os livros que coloquei na listinha! Espero que gostem.


O Simulador de Sonhos :: Antônio Carlos Olivieri

Um dos primeiros livros que li na vida é um nacional e sim! eu amei. Lembro que quando li esse livro achei tudo estranho e confuso mas que no final acabei gostando dele. Para ser bem sincera eu não lembro de nada dele e agora é a hora. Espero continuar gostando, né?!
Sinopse: Levando a realidade virtual a limites jamais imaginados, o simulador de sonhos é uma invenção que deveria contribuir para o tratamento de doenças mentais. Mas Luciano Luchetti, um estudante de engenharia que só queria sonhar com meninas bonitas, descobre que o aparelho interessa a um poderoso esquema internacional de criminalização da informática - e de informação do crime. Com ajuda de Stefania, uma garota que talvez só exista em sonhos, Luciano terá de achar um meio de distinguir entre os fatos e a fantasia, única forma de desfazer o pesadelo que se envolveu. Mas Luciano Luchetti, um estudante de engenharia que só queria sonhar com meninas bonitas, descobre que o aparelho interessa a um poderoso esquema internacional de criminalização da informática - e de informatização do crime. Com a ajuda de Stefania, uma garota que talvez só exista em sonhos, Luciano terá que achar um meio de distinguir entre os fatos e a fantasia, única forma de desfazer o pesadelo em que se envolveu.

Feliz Ano Velho :: Marcelo Rubens Paiva

Este foi um daqueles livros que eu peguei por indicação de amiga e estava odiando tudo mas no final acabei amando tudo. Não sei muito bem o motivo, já que o pouco que me lembro dele é que a história é bem consistente sem muitas reviravoltas e tal. Coloquei na lista pois até quero ler outros livros do Marcelo mas acho que não posso sem antes reler este. 
Sinopse: A partir do acidente que sofreu ao dar um mergulho e bater a cabeça, Marcelo vê sua vida mudar radicalmente. Seus dias no hospital, as visitas que recebeu, as histórias que viveu são relatadas sob uma nova perspectiva: a de um jovem que sempre fez tudo o que podia e queria, e que, agora, sentado em uma cadeira de rodas, vê-se impotente diante dos acontecimentos, dependendo da ajuda de amigos e familiares para reaprender a viver.

Transgressão :: Pat Barker

Este foi o primeiro livro que eu li e me apaixonei pelo personagem e até hoje não esqueço seu lindo nome (Danny Miller). Mas vai la me perguntar do que se trata o livro e eu não vou saber de nada. Então o jeito é reler (e quem sabe me reapaixonar pelo Danny).
Sinopse: Este livro que mostra as batalhas travadas entre a razão e a emoção e o quanto ambas podem nos enganar. Abrange questões morais de intenso valor: a infância e inocência, que geralmente são consideradas em conjunto, mas nem sempre são complementares e a tênue fronteira entre o bem e o mal, que nem sempre é percebida e compreendida.


Marley & Eu :: John Grogan

Eu acho que nem preciso falar nada, né? Esse livro é lindo demais e minha cópia já passou nas mãos de todos os meus familiares pois todos somos amantes de cachorros e apesar de ser uma história com um final triste eu ri muito durante o resto do livro.
Sinopse: John e Jenny eram jovens, apaixonados e estavam começando a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, "um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro", que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos.
Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava nas visitas, comia roupa do varal alheio e abocanhava tudo a que pudesse. De nada lhe valeram os tranqüilizantes receitados pelo veterinário, nem a "escola de boas maneiras", de onde, aliás, foi expulso. Mas, acima de tudo, Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Imperdível.

O Enigma do Quatro
:: Ian Caldwell & Dustin Thomason

Este foi um livro que me marcou bastante pela quantidade de frases que eu lia e ficava parada olhando para o nada absorvendo. Acho que se nessa época eu tivesse post-it (e o livro fosse meu, claro) com certeza eu teria feito várias marcações. Acho que coloquei umas duas ou três passagens dele no meu Tumblr e até hoje não tive coragem de apagar.
Sinopse: O Hypnerotomachia Poliphili é um dos livros mais preciosos e menos compreendidos dos primórdios da imprensa ocidental. Dele sobraram menos cópias do que da Bíblia de Gutenberg. Os estudiosos continuam a discutir a identidade e o intento do misterioso autor do hypnerotomachia, Francesco Colonna. Somente em dezembro de 1999, quinhentos anos depois da impressão do texto original, e meses depois dos eventos descritos em O Enigma do Quatro, apareceu a primeira tradução completa em inglês do Hypnerotomachia.

Coraline
:: Neil Gaiman

Acho que não tenho muitas palavras para descrever minha experiencia na época com esse livro. Achei ele bem macabro e acho que falei mal dele para todas as minhas amigas (haeuioheuheuie) mas depois de anos quando vi o filme acabei gostando e desde então pretendo reler.
Sinopse: Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

Bom, esses são os livros que escolhi. A lista não está tão grande assim, então dependendo de como as coisas rolarem é bem capaz de eu burlar a regra e ler até mais de um por mês. Como eu disse o maior problema é que eu não tenho eles em casa e alguns são bem difíceis de achar. Mas vamos lá com ~força, foco e fé~. 


18 comentários:

  1. Esperando ansiosa sua resenha de Caroline. Um livro que tenho muita vontade de ler, mas sempre acabo adiando, não sie porque!
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  2. Olá :)
    É sempre bom fazer uma releitura, mas confesso que dificilmente faço isso!
    Adorei a ideia!
    Beijão,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fazer releitura ´´e ótimo, vou começar a praticar isso mais.
    Fiquei louca para ler Marley e Eu, só vi o filme.

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Coraline eu li há tanto tempo que nem sabia que era do Gaiman. Alias eu nem conhecia ele hehehehe
    Preciso reler agora.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  5. Oie Sil =)

    Eu tenho costume de reler alguns trechos dos livros que mais me marcaram. Mas, antigamente eu estava sempre relendo meus livros rs... O Mundo de Sofia mesmo li umas três vezes.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Gostei demais da ideia do desafio, se eu pudesse participaria, pois tenho muitos livros que vou reler para resenhar.
    Quero muito ler "Coraline",pois sou fã do Neil Gaiman e já assisti a animação. Vou esperar sua resenha.

    Tudo Online | Participe do sorteio do livro "A caixa de Natasha"

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil,
    Também escolhi um desafio para esse ano e espero cumprir hahaha
    Tenho vontade de ler 'Feliz Ano Velho'.
    Marley e eu, tenho por aqui, mas evito desde comprei...acho que é medo de chorar um rio que nem no filme hahaha

    Tenha um lindo 2016 \o
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Oi. eu adoro fazer releituras, gostei muito do projeto. Pela primeira vez estou participando de um com uma temática diferente por mês, espero que consiga chegar até o final...

    ResponderExcluir
  9. Oiee..
    Achei bem original a idéia desse desafio, as vezes temos muita vontade de reler algum livro, mas devido as inumeras leituras acumuladas nunca conseguimos, fica mais facil quando se torna uma meta..
    Boa sorte no desafio!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Sillll, sua candanga, Feliz ano velho tbm está na minha lista, principalmente pq vai me forçar a comprar o livro, quanto aos outros da sua lista eu só li Marley e Eu e não vou reler pq não estou afim de sofrer. Vendo sua lista to aqui pensando que eu exagerei, pq minha lista tá enorme, ou seja, eu dou sorte pro azar né pq nunca que vou conseguir concluir kkkkkk. Bom, mas vou tentar. Boa sorte ai em achar os livros!

    ResponderExcluir
  11. Oiiiie
    Nossa, já Marley e eu mas faz muito tempo e li Feliz ano velho que amo de paixão e estou louca para ler o novo livro, marcelo é um lindo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá... tudo bem???
    Bom eu achei essa ideia super legal... tem uma trilogia que foi reler os dois primeiros livros, para ler o terceiro... e a outra ler o primeiro livro para ler os outros dois... achei a ideia mesmo bacana, se eu pudesse eu até participaria, mas já estou em dois, mas desejo a ti boa sorte... infelizmente não tenho nenhum dos livros, mas seu eu tivesse doaria pra ti... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei suas escolhas Sil! Estou louca para ler Coraline, também vi o filme e adorei, fiquei louca para ler, mas será que vou gostar? Nunca li nada do Neil, mas a maioria dos blogueiros fala bem dos livros dele, então tenho esperanças de gostar. Achei legal o projeto do Ali, só não participo porque não curto reler livros, fora o tempo, mal dá para ler o que tenho na estante, quem dirá reler, rs.

    Beijos.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  14. Só li dois da sua lista, até bem recentemente: Feliz Ano Velho, do Marcelo Rubens Paiva, de quem também pretendo ler mais livros, e Coraline, que é meio macabro mesmo mas acabei gostando! rs... Esses dois são bem fáceis de achar, Feliz Ano Velho acaba de ser reeditado. Boa sorte com o desafio!

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Ei, tudo bem?
    Adorei o desafio, se eu não tivesse tantos livros para ler, até participava. Coraline é meu xodozinho, quero muito ver sua resenha. Dos outros só li Marley e Eu e não sei se leria novamente. Espero que aproveite as releituras e que elas sejam tão boas quanto da primeira vez.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  16. Caramba, eu to muito animada com a sua releitura de Coraline!!! Hahaha Eu só li o livro depois de adulta, então minhas impressões sobre ele foram bem diferentes da sua. Eu fiquei encantada! :)
    Aliás, que projeto maravilhoso, hein? Amei!

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Achei a ideia do desafio bem interessante, mas este ano não estou com tempo nem para ler os livros novos então não vou conseguir nunca reler. Boa sorte.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?
    Que desafio diferente. Antes do blog eu relia muitos livros, mas depois fiquei sem tempo. Eu até tenho vontade de participar desse desafio, mas não vou conseguir cumprir. Dos livros citados, Feliz Ano Velho foi relançado com uma capa nova e vai ser fácil achar.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Obrigada por comentar no Estilhaçando Livros. Se você tiver um blog deixa seu link que vou retribuir a visita com o maior prazer.