20/01/2016

Resenha: Ps.: Ainda Amo Você

Eu, literalmente, acabei de terminar a leitura desse livro. Eu sei que é praticamente um erro escrever uma resenha quando a emoção da obra ainda está fervilhando na cabeça mas eu vou tentar fazer um texto legal. Não prometo ser imparcial. Sinceramente isso vai ser impossível perto do tanto que eu amei esse livro (tanto é que terminei a leitura em algumas horas). Mas vamos lá: confira o que eu achei de Ps.: Ainda Amo Você, a sequencia de Para Todos os Garotos que já Amei.




Título: Ps.: Ainda Amo Você
Autora: Jenny Han
Editora: Intrinseca
Páginas: 304
Compre: Amazon | Submarino
Mais informações no Skoob

Sinopse: Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários.
Em "Para todos os garotos que já amei", Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em "P.S.: Ainda amo você", Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam.
Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois.

Antes de começar deixo avisado que essa resenha é livre de spoilers, então pode ler tranquila(o), okay?

Bom, depois da tortura que foi o final do primeiro livro eu finalmente consegui ler o segundo e MEU DEUS! Eu não imaginava muita coisa que iria acontecer até porque eu não li a sinopse; Cada página foi uma surpresa maior do que a outra e eu sentia meu coração batendo forte cada vez que algo importante acontecia com Laranjinha (adoro esse apelido rs).

Ela, com certeza, é uma das minhas personagens favoritas da vida inteira e é muito mais fácil explicar meu amor por ela agora que a história está fechada. Lara Jean é uma adolescente tipica mas com suas diferenças. Eu a acho mais real do que outras personagens de livros YA. Seu modo de pensar, mesmo sendo uma menina sonhadora (principalmente no primeiro livro) ela ainda consegue ser muito pé no chão. Com ela não tem ilusão, entende? Aquilo é aquilo e pronto, sem maiores dramas (nesse caso eu falo das coisas da vida e não apenas do romance, que ai já é outro ponto que eu explico logo mais). Depois de tudo que houve com seu relacionamento familiar em Para Todos os Garotos ela se mostra muito mais madura e esse aspecto nós vemos principalmente no fato de que ela não é mais aquela menina que chora por tudo. No que diz respeito ao amor, bom, é um pouco mais difícil ser tão madura já que é a primeira vez que ela tem um relacionamento de verdade e tudo é tão novo. Achei que Lara Jean pecou bastante nesse aspecto, sendo um pouco ciumenta, paranoica e algumas vezes mesquinha. Não fiquei com raiva dela por causa disso, e sinceramente acho até que me identifiquei com alguns aspectos relembrando um pouco da Silviane de 16 anos e etc. rs

Peter continua aquela coisa que eu adoro. HAHAAH Ele tem aquele jeito só dele, todo engraçado e uma forma não séria de levar a vida, mas que sabe (pelo menos até certo ponto) as consequências de seus atos. Não vou puxar o saco dele dizendo que eu fiquei feliz com ele o tempo todo no livro, pois eu o odiei por alguns momentos mas não teria como ser de outra forma. De qualquer maneira mesmo com esses momentos não tem como negar que ele é um garoto muito fofo com seu jeito estranho de demonstrar sentimento, já que tudo é tão novo para ele quanto para Lara (sim, ele tem mais experiencia em relacionamentos, mas o novo no caso ganha um outro significado que fica claro no final do livro). 
Gosto tanto de você que não sei o que fazer a respeito. Meu coração bate muito rápido quando sei que vou ver você de novo. E aí, quando você me olha, eu me sinto a garota mais sortuda do mundo.

O livro nos trás um quarto elemento para esse romance (afinal, nunca podemos esquecer de Genevieve): John. Ele é um dos garotos que Lara Jean escreveu uma carta (inclusive, caso você não se lembre, ele aparece rapidamente no primeiro volume). Não vou me estender falando sobre ele para não acabar falando o que não devo, mas de modo geral eu devo dizer que John é muito ♥. rs Sim, gostei dele tanto quanto gosto de Peter. Um é o oposto do outro e claro que essa acaba sendo a graça, seja de suas interações ou dos momentos em que ele aparece sem a presença de Peter. 

Sobre os personagens secundários eu devo admitir que Kitty está muito melhor neste volume. A menina ainda é o alivio cômico da história, mas seus momentos sérios acabam sendo importantes para as reflexões de Lara Jean. Fiquei com raiva dela em alguns momentos, mas ela é apenas uma criança e acaba agindo somente de acordo com sua vontade. Não cabe a ela ser responsável e algo do tipo. Stormy (uma senhora da casa de repouso onde Lara Jean é voluntária) da as melhores dicas para a menina e principalmente: Algumas lições sobre feminismo (mesmo que ela não se considere uma feminista). E bom, por falar em feminismo no inicio do livro existe um certo debate (bem curto, confesso) sobre um dos temas tratados pelo movimento. 

Foto: Silviane Casemiro | Estilhaçando Livros
Enfim, a resenha já está gigante, mas é que eu acho que poderia falar tanta coisa sobre o livro que ficaria horas conversando. Tudo que me agradou, tudo que me deu raiva e os detalhes mais fofos que me fizeram suspirar; Além daqueles momentos que eu fiquei bem triste e praticamente chorei. Sim, quase chorei da metade do livro para frente inteiro. Tudo que acontecia me deixava apreensiva e olha... realmente sofri tanto que eu lia dois parágrafos e parava, e então voltava a ler. 

Para Todos os Garotos que já Amei e Ps.: Ainda Amo Você são dois livros YA que fogem um pouco de comum e nos mostra uma realidade diferente do romance adolescente. A ilusão do primeiro amor que na verdade não é bem uma ilusão, sabe? A forma como a autora retratou esse romance entre jovens foi tão real que, tirando a loucura das cartas, poderia acontecer com qualquer adolescente. Provavelmente já aconteceu com você, e caso você seja uma garota muito nova então provavelmente irá acontecer algo semelhante. A realidade dos fatos, dos sentimentos e principalmente das atitudes deixa essa história sendo algo tão lindo que, para mim, é impossível não amar a dualogia. Com certeza ambos os livros estão nos meus favoritos da vida inteira e eu vou acabar relendo outras vezes, além de indicar para todo mundo que pedir um YA.

LEIA MAIS SOBRE PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI

39 comentários:

  1. Olá :)
    Apesar de amar essa história acho a Lara Jean muito imatura! Eu adoro o Peter e espero realmente que ele não tenha nenhuma recaída com a Genevieve nesse volume, adorei a resenha e estou ansiosa pela continuação.

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Silviane! Tudo bom?
    Meuuu Deosss que livro encantador! Eu nunca li nenhum dois dois, ainda. Mas essa resenha me deixou intrigada. Que dizer que uma das cartas da Lara se tornou real? o/ Achei bem bacana sua descrição de que ela apesar de ser bem sonhadora era bem pés no chão em tudo, sou bem assim também. Com certeza já vou procurar o livro no Wattpad para lê-los. Sua resenha foi bem intensa!! Ameiii

    Abracinho,
    http://www.16primaverasblog.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi :D
    ain, ainda não li Para todos garotos que já amei, agora com o segundo me da mais vontade de ler!
    Adoreeeeei sua resenha. Espero poder ler em breve o livro.
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi
    que bom que adorou esse livro, ainda não tive a chance de ler o primeiro mais quero muito
    e é legal que os personagens se tornaram mais maduros desse, deve ser uma leitura deliciosa só de ler a sua resenha da para perceber isso e gostei da resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Andava meio de saco cheio de YA, por isso me interessei 100 vezes mais pelo livro quando disse que ele foge um pouco do clichê que essas obras apresentam. Já ouvi tanta gente falar desses dois livros, que acho que não lia por pirraça mesmo... Hahaha

    http://eujovemdemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Desde a turnê eu estava louca para ler esse livro. Quando soube que seria duologia, decidi esperar sair logo tudo pra eu ler de uma vez e não morrer de curiosidade.
    Amei sua resenha! Achei bem explicadinha e adorei que é livre de spoilers <3 <3
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Gente! Mas já uma resenha sobre o livro, mas ele foi lançado ontem praticamente hahaha

    Ainda não li o primeiro livro mas todos meus amigos blogueiros falam que PRECISO conhecer. Portanto, já esta na minha lista!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  8. Adorei o nome do livro! Gostei muito da sua resenha também... Fiquei morrendo de vontade de ler, sério!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=cyEBCxooGL8

    ResponderExcluir
  9. Ooi! Eu não li nenhum dos dois, e confesso que não gostava da ideia do primeiro livro. Acreditava que ia rolar muita confusão e etc. Porém, após ler sua resenha, o enredo parece ser mais agradável do que a sinopse mostra.
    Eu fico receosa de ler estes livros, porque eu não gosto de triângulos amorosos... No caso desse, ainda tem a outra menina, né? Kkkkkkkk Ótima resenha!
    Bjs
    .
    .
    .
    www.thoughtsandadventures.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, oi!
    Achei muito bacana sua resenha, embora eu não seja fã do gênero YA, nem de romances, o livro me pareceu interessante, assim como os personagens.
    Vou procurar saber um pouco mais sobre a história. Quem sabe eu animo, né?
    Bj

    Notinhas de Rodapé :)

    ResponderExcluir
  11. Oiieee

    Eu tenho essa bilogia pendente desde meses eu creio. Acho a capa meiga, fofa mas nunca colocava expectativas e talvez por isso fui adiando a leitura.
    Pra falar a verdade, li um outro livro da Jenny Han (aquela trilogia Olho por Olho que ela escreveu junto com a Siobhan Vivian) e eu odiei aquele livro e desde então fiquei com pézinho atras com as duas autoras. Acho que está na hora de conferir essa leitura e quem sabe dessa vez eu termine amando também né?
    Linda resenha, conseguiu me convencer a conferir esse livro. Aiii espero amá-lo tanto quanto vc amou

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  12. Não sei porque mas são livros que não me chamaram atenção. Acho que pq não curto muito drama. Só que fiquei curiosa pra saber mais do John já que vc fez suspense e acho que se aparecer alguma promoção, compro os livros haha.
    Curiosidade é um defeito viu?!
    Bjss Mari Scotti

    ResponderExcluir
  13. Oi! Eu vou ler assim que tiver o segundo em mãos já que assim não termino um e fico na expectativa de saber o que vai acontecer. Pelo visto estes são os melhores da autora.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Linda resenha.Eu quero muito ler estes livros. Agora depois do seu texto então...
    Bjos.
    www.batomnacapa.blogspot.com
    Tem sorteio la no blog. Participe!

    ResponderExcluir
  15. A melhor forma de fazer uma resenha é assim que termina o livro pq se não, o impacto fica de lado...
    Meu Deus, esse livro é muito... EU! Tenho tantos platônicos que o dia que for real... Não saberei lidar o-o
    Me empresta? HSUIHAUHSUHAUSH
    | Sorteio do livro: "Como ter uma vida normal sendo louca" |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil, tudo bem?

    Ano passado foi um auê em cima do primeiro livro, né? Pra te falar a verdade eu não sinto tanta vontade de conhecer a história.
    Apesar disso, tenho quase certeza que lerei em algum momento. Talvez quando a poeira ao redor deles baixar ou quando eu conseguir ler os livros que estão aqui esperando.
    Pela sua resenha dá pra perceber sua empolgação! hahahaha
    Que bom que a leitura foi boa pra você!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil. Tudo bem?
    Vi diversas vezes banners dos dois livros tanto na Amazon como no Skoob mas em nenhum dos momentos tive curiosidade de ler sobre. Primeiramente obrigada pela resenha sem spoiler pq eu estava mais animada pra saber sobre esse livro do que do primeiro já que havia lido muito rapidamente a sinopse do outro. hahahha
    O gênero YA tem me chamado bastante atenção ultimamente, principalmente por sua leveza e por se tratar, digamos, de um gênero voltado para a minha faixa etária (tá que esse ano eu faço 22 mas ainda não tem um renew pra minha idade então tá tranquilo, ahahahahah).
    Os últimos dois que li, do gênero, foram deliciosos justamente por trazerem esses protagonistas e personagens um pouco mais maduros e ainda assim engraçados (depois que terminei A Maldição do Tigre fiquei totalmente traumatizada). Não se trata da minha prioridade no momento mas vou colocar na lista de leitura para quando quiser ler uma coisa mais leve :)
    Super válida a indicação!

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  18. Oi...

    Eu lia o primeiro a adorei, quero muito ler esse... Já estava programando para comparar em breve, preciso muito saber o desfecho. O final de Para todos os garotos que já amei, me deixou roendo as unhas.

    ResponderExcluir
  19. Li esse livro no mesmo dia que ele chegou aqui em casa. Mas não porque achei ele o máximo, e sim porque é levinho, como pede a idade.
    Mas no quesito trama acho que faltou muita coisa para me conquistar.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  20. ahhh preciso ler o primeiro e em seguida esse, todo mundo falando desse livro e eu ainda não li, to surtando! Amei sua resenha <3

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, Silvane!

    Não vou mentir, mas prefiro não ler a resenha por que estou esperando por este livro, comecei a ler o incio e você se sente exatamente como eu, tenho carinho tão grande pela Lara assim como você pra mim ela e uma das melhores personagens literários que já me deparei! Estou esperando meu exemplar chegar com coração na mão de ansiedade *-* percebi que você adorou o livro e tenho certeza de vou gostar muito também e provavelmente uma ressaca literária esta a caminho depois do final, vou morrer de saudades.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Silviane,

    O livro tem o jeito de ser bem interessante e você demonstrou que gostou muito do livro.Eu vou querer ler pois sua resenha despertou minha curiosidade por esse livro, mas primeiro preciso ler o anterior.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Sil, tudo bem?
    Eu quero muito ler esse livro, realmente o primeiro volume teve um final que me deixou louca.
    Eu adoro o Peter, ele é muito fofo. Adorei como autora explorou a personalidade da Lara Jean, dessa história de amor.
    Preciso dessa continuação pra hoje..rsrsrs.
    Ótima resenha ;)

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  24. Hi baby, tudo bem? nossa todo mundo fala super bem desses livros, tanto que acabei de adicionar a minha lista de futuras leituras, PRECISO conhecer! Parabéns pela resenha amore!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem??
    Sua resenha ficou maravilhosa... parabéns....que bom que a leitura fluiu de uma maneira positiva e empolgante para você... sempre vejo resenhas positivas do primeiro livro e pelo que percebi esse segundo livro segue a mesma linha... que bom que amou a leitura e que ela foi essencial pra ti... é tão bom quando um livro faz isso com a gente não é mesmo?? Sua resenha mostrou sua empolgação e trouxe um pouco da premissa do que podemos esperar da leitura... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Ai, eu sempre pulava as conversas sua com o Ali lá no grupo porque ficava boiando em vcs falando desses livros mas querendo ou não vocês me deixaram com uma vontade horrível de lerrrr!!! Agora vou ter que me virar pra arranjar os livros, muito obrigada. Adorei sua resenha!

    beijos

    ResponderExcluir
  27. Tenho ouvido muita gente falar nesses livros mesmo, mas nunca tinha lido uma resenha mesmo. Gostei muito da sua, deu até vontade de ler porque gostei da personagem ser mais realista.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  28. Uau! Confesso que me admirou você ler uma continuação sem ter morrido de curiosidade de ler a sinopse antes! Eu acho que não me aguentaria de tanta ansiedade! Sua resenha está ótima, o livro parece bem gostoso de ler, pois expõe a realidade de um romance adolescente! Assim como esse, o primeiro livro da série também está na minha lista, para breve! Abraço!
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Este livro dois trouxe novos e maravilhosos personagens, não foi? A personalidade da irmã caçula realmente está mais forte e ela tem uma participação maior e mais importante. Achei uma fofura as tiradas dela ao longo do livro.
    Stormy é uma senhorinha maravilhosa e deu conselhos bem mais valiosos que os de Margot em alguns sentidos. E quando ela não conseguiu achar a foto... Só tenho uma coisa a dizer... EU SABIA!
    Senti apenas falta de Josh, mas faz parte.
    É um ótimo livro para essa leva YA. Bastante crível e que acredito atingir perfeitamente o objetivo de entreter e ensinar.
    Parabéns pela resenha! Achei uma graça a forma como você falou de cada personagem e não esqueceu dos secundários. =)

    ResponderExcluir
  30. Oii
    Nossa, que resenha ahha adorei. Eu sou muuuito curiosa e morro de vontade de ler a série mas ainda não tenho nem o primeiro, tentarei obter em breve para poder ler esse, adorei a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi amore, tudo bem ? Esse livro já está na minha lista com o primeiro. Eu ainda não li nenhum dos dois, pretendo ler logo.
    Caramba sua resenha está bem legal e deu mais vontade ainda de ler.
    Espero poder ler em breve.
    Beijinhos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá já faço parte do seu blog,poderia visitar o meu?
    amei sua resenha.
    bjos
    http://lolitamakeuplm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Vou ter falar...a Jenny Han é uma escritora foda demais. Li dois livros dela e quero sempre mais. Estou lendo Para todos os garotos que amei e estou amando. kkkkkkkk Louquinha para ler a continuação, ainda mais depois de ler sua resenha. Bom saber que o Peter continua o mesmo, também curto o estilo doido dele.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  34. Olá Silviane,
    Estou lendo esse livro no momento e me surpreendendo a cada página. Também notei a Laranjinha muito mais madura do que no primeiro livro em relação a sua família, mas muito imatura em relação ao relacionamento e isso tem me incomodado bastante.
    Gostei muito da sua opinião e fiquei bastante animada para concluir a leitura.
    Também gosto muito do Peter e estou louca para conhecer mais o John.
    Gosto muito da escrita da Jenny, apesar de achar que ela pecou em alguns pontos no primeiro livro. Enfim, amei sua resenha e espero gostar assim do livro.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oi Sil,
    Que resenha linda...acompanhei seu amor pelo twitter e tive que comentar aqui HAHA
    Eu nem sei quando vou poder comprar o segundo livro - a não ser que eu ganhe num promo quem o primeiro cof cof cof - mesmo assim não pretendo adiar muito a leitura, parece ser um YA interessante. Adoro livro com idosos que ajudam e pans HAHA eles acabam divertindo o enredo.
    E esse apelido Laranjinha....pisca uma vez pra entender.

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  36. Resenha mais que perfeita para um livro mais que perfeito! Mais uma vez uma bela indicação sua que entra para a minha coleção! PARABÉNS SUA LINDA! AMEI a resenha!

    ResponderExcluir
  37. Oi eu gostei tanto dos livros, tanto, que li o primeiro em 1 dia e o segundo em 5 horas. Chorei horrores, mas ri demais também.. Mas assim será que vai ter continuação? E será que vai demorar? Estou muito ansiosa muitoo...
    Não consigo tirar o livro da cabeça e acabei de ler a algumas horas, e já estou criando uma história na minha cabeça do próximo, se tiver
    Mas vc acha que vai ter ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victoria, a autora informou que haverá um terceiro livro, a ser lançado em abril de 2017. Haja paciência para esperar!

      Excluir
  38. Ansiosa pra ver como vai ser o terceiro livro, espero que supere minha expectativas! #2017 chega logo 😍😍😍

    ResponderExcluir


Obrigada por comentar no Estilhaçando Livros. Se você tiver um blog deixa seu link que vou retribuir a visita com o maior prazer.