09/01/2016

Filme: Star Wars - O Despertar da Força




Título: Star Wars - O Despertar da Força
Diretor: J.J. Abrams
Ano: 2015
Elenco: Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Adam Drive, Harrison Ford, Harrison Ford, Carrie Fisher, Mark Hamill, entre outros
Sinopse: Trinta anos se passaram, Luke está desparecido, mas o Lado Negro da Força se mostra ainda mais surpreendente através de uma nova organização conhecida apenas como a Primeira Ordem. Agora, a Princesa Leia (Carrie Fisher), Han Solo (Harrison Ford), Chewbacca (Peter Mayhew), os robôs C-3PO (Anthony Daniels) e R2-D2 (Kenny Baker) deverão unir forças a novos personagens para evitar que o vilão Kylo Ren acabe com a República e a Resistência.

Escrevo essa crítica como uma completa leiga da franquia Star Wars - quase completamente, já que me disponibilizei a assistir o filme Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, dias antes de ir ao cinema. Fui ao cinema dia 19 de dezembro para conferir Star Wars - O Despertar da Força e confesso que fui surpreendida por um filme de completo entretenimento, com cenas engraçadas,  personagens carismáticos e um enredo extremamente atraente.


Hoje compreendo a paixão que tantas pessoas tem por Star Wars e me sinto feliz por me somar a esse público. Star Wars: O Despertar da Força é muito mais do que um tributo a uma das maiores franquias do cinema, é a renovação de uma formula que continua a arrastar milhões de pessoas aos cinemas.

Assim como os filmes anteriores, em Star Wars: O Despertar da Força vemos mais uma vez a galáxia ser ameaçada por um vilão enigmático, com objetivos ainda obscuros; uma heroína órfã com carisma e habilidades impressionantes; além de vários outros personagens memoráveis que exitem para divertir e emocionar o público.

Apesar de Star Wars não ser uma franquia destinada para mim, fui apanhada por um sentimento de nostalgia que é impossível de descrever com palavras. Pode ter sido a famosa trilha sonora John Williams, ou as frases de efeito que de tanto ouvir citarem, ou simplesmente por está ao lado de tantas pessoas apaixonadas por esse universo; eu sinceramente não sei explicar! Star Wars: O Despertar da Força é impressionante desde sua apresentação ao desenvolvimento de enredo e personagens.




A protagonista Rey é o fruto de uma geração que não aceita mais mulheres em papeis irrelevantes e submissos, o que me agradou completamente nesse filme. Ela é independente e forte, que nunca é colocada em uma posição de "princesa em perigo", encontrando sozinha os meios para se salvar. Assim como Rey, personagens como Finn, BB-8 e Poe surpreendem pelas personalidades icônicas, que dificilmente vão deixar de arrancar do telespectador um sorriso durante o filme.

Finn tem os olhos e as ações de uma criança que se surpreende a cada minuto com o mundo a sua volta; seu passado como stormtrooper ainda é bastante nebuloso, mas trazem revelações adicionais sobre o universo de Star Wars. 

BB-8 não é o novo R2D2, na verdade esse pequeno dróide é provavelmente o personagem que possui a personalidade mais marcante do filme  Star Wars: O Despertar da Força. Se você não sair do cinema amando BB-8, eu nunca vou te entender.

A minha única infelicidade quanto ao personagem Poe foi ele não ter aparecido mais vezes no filme, ele tem um carisma tão natural que um dos meus primeiros pensamentos sobre ele foi de achar sua personalidade parecida com a do Han Solo - um dos meus personagens favoritos de Star Wars.
Apesar de algumas pessoas terem expressado a sua decepção quanto ao vilão Kyle Ren, eu simplesmente adorei esse personagem - ele é jovem, com um temperamento forte e descontrolado, sua instabilidade emocional me intrigou a ponto de me sentir ansiosa para descobrir mais sobre ele nas continuações. É claro que ainda falta muito para que ele chegue aos pés do poderoso Darth Vader, mas a passos curtos eu acredito que ele vai surpreender muitas pessoas nos próximos filmes.



Sobre o antigo elenco de Star Wars não tenho muito o que falar. Como já disse não conheço todos os filmes da franquia, então meu julgamento vai ser baseada apenas pelo que sei. Han Solo continuou tão charmoso e carismático quanto antes e a atuação de Harrison Ford trás mais sensibilidade aos olhos desse personagem, retratando os vários anos que se passaram desde o encerramento da trilogia original. A dinâmica entre Han Solo e Chewbacca continua incrível, são personagens que realmente se completam quando se trata de divertir o público.

Carrie Fisher trás mais uma vez a princesa Leia para a vida, porém a sua atuação é inconsistente; eu percebi o quanto a atriz tentou trazer mais profundidade e emoção para a personagem, mas não funcional para mim. Talvez tenha sido a única personagem que eu não tenha gostado em Star Wars: O Despertar da Força.

C3PO e R2D2 também voltam em Star Wars: O Despertar da Força - as cenas em que eles estão presentes são pontuais; e o único objetivo delas é fazer a ligação entre esse e os antigos filmes da franquia. Mesmo que pouco, a presença deles trás cenas engraçadas e cheias de significado para os fãs.


A reciclagem da franquia Star Wars aos cinemas tem sucesso garantido. Ele não só agrada os mais antigos fãs de Star Wars, como também atrai uma nova geração de jovens para conhecer esse universo que nunca perde a simpatia do público. Estou animada para acompanhar o destino desses personagens que não conheço a tanto tempo, mas que já considero pacas.

10 comentários:

  1. Oi, Ana!
    Confesso que assisti Star Wars por conta do novo filme. Assisti somente os episódios IV, V e VI e pra mim basta.
    Foi um dos melhores filmes de 2015 na minha opinião.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive chance de ver esse :( e sua resenha me deixou mais ansiosa ainda, deve ser eletrizante mesmo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog sobre séries, vem conferir!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    poxa ainda não assisti ele, mas to com muita vontade! Sua resenha foi ótima!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    Tem sorteio no meu blog, venha participar!
    http://goo.gl/i03FzM
    <3

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana... que bom que gostou... eu amei este filme e sou fã de star wars.. concordo em tudo que vc falou... E ao contrário de algumas pessoas (como vc mesmo disse) eu amei o Kyle Ren... ele é um personagem em formação e mesmo assim já se demonstrou muito poderoso, imagina qdo terminar o treinamento... aguardando ansiosamente a continuação... hehehe

    livros terapias / Fan page

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana!

    Miga sua loka cê num sabe que que fizeram comigo: me deram um spoiler que eu num consigo nem perdoar a pessoa. Mas enfim. Eu acho que pra ver esse filme, as pessoas têm que esquecer um pouco os filmes anteriores e dar uma chance para os novos personagens. Eu, particularmente, estou bastante ansiosa.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi flor. Nossa as vezes fico pensando, so eu não gosto disso? Todo mundo ta falando, na não gostei não. Kkk

    Beijos | te espero no post novo.
    www.anaportoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!
    Acho que não assisti aos filmes antigos, e este novo gerou muita repercussão. Gostei muito de conferir sua opinião, que bom ter agradado tanto. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
  8. Oi
    mais uma resenha positiva que leio desse filme, eu já assisti alguns filmes antes mais nunca prestei tanta atenção. acho que vou ter que assistir os outros para conhecer melhor esse mundo e depois assistir esse que parece ser um filme incrível.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Fiquei curiosa em relação ao filme, apesar de não ter visto NENHUM filme haha Mas adorei do começo ao fim, desde os personagens até os efeitos e tudo mais. Estou curiosa pela continuação agora.
    Beijos!
    http://porbrunareinert.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!!

    Eu confesso que não tenho interesse em nada relacionado a essa franquia. Quando eu tentei assistir a obra, eu acabei dormindo hahahaha. Mas eu admiro demais os fãs pela lealdade e fidelidade para com ela.
    Fico feliz que o filme tenha te agradado :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir


Obrigada por comentar no Estilhaçando Livros. Se você tiver um blog deixa seu link que vou retribuir a visita com o maior prazer.