19/02/2016

Lendo Harry Potter #1: A Pedra Filosofal

Esse post não é uma resenha!



Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autora: J.K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 223
Compre: Amazon
Mais informações no Skoob

Sinopse: Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o leitor é apresentado a Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.

Então já comecei meu projeto de ler Harry Potter relendo A Pedra Filosofal (o único da saga que eu já havia lido anteriormente). E bom... O que dizer desse livro? rs Não vou mentir dizendo que não aproveitei a leitura, mas não sei se foi porque já havia lido esse volume anteriormente não estava tão animada com a releitura acabei enrolando bastante. Não tive surpresas, como sei que irá acontecer com os outros (que nem ao menos me lembro dos filmes), entretanto foi divertido apreciar o começo de toda essa história. 


O que mais me chamou atenção no livro em si foram alguns detalhes que eu sei que serão respondidos em algum momento de saga e que eu até cheguei a ler coisas sobre elas. Seja teorias, ou curiosidades, que eu sempre ficava perdida sem entender do que se tratava. Aproveitei para anotar todas as minhas duvidas e coisas que poderia deixar passar (as vezes eu sem bem desatenciosa) para buscar as respostas por mim mesma.
Os inocentes são sempre as primeiras vitimas. Foi assim no passado, é assim agora. 

Para ser bem honesta eu não tenho muitas considerações para fazer desse volume.  É um livro feito para crianças, e eu não sou muito fã de livros assim. Não o achei ruim mas ao contrário de muitas pessoas que tem um amor incondicional pela saga eu apenas pensei "okay, tá tranquilo, tá favorável, tá legal". Provavelmente vou acabar gostando mais dos volumes em que eles estão mais maduros e a linguagem acaba acompanhando o publico alvo do livro. De qualquer forma não deixa de ser uma leitura agradavel e tranquila e seria o tipo de livro que eu leria para um filho, caso um dia venha a ter.

Como disse no começo esse post não é uma resenha, pois sou vou acabar compartilhando com vocês a minha experiencia com os livros. Inclusive, vou mudar o nome do projeto (tirar o "resenhando") para não ter nenhum mal entendido. rs

16 comentários:

  1. Olá :)
    Eu acredito que o encantamento que HP teve foi justamente na época de seu lançamento com o seu público alvo, eu cheguei a ser muito fã, pudera eu comecei a ler a série com 10 anos, mas hoje em dia acho uma história Ok, mas que tenho um grande carinho e apreço por ter me feito uma leitura e com certeza indico para todo mundo, bom saber seu ponto de vista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil!
    Quando eu li Harry Potter e a pedra filosofal, pensei a mesma coisa. Não achei o que todos acharam, porém curti. Quero dar sequência na história, li apenas até o terceiro, mas quero continuar.
    Beijos!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Acho que Harry Potter era mais mágico quando era uma novidade.
    Mesmo assim comprei o box e pretendo ler esse ano também. Li os dois primeiros livros quando foram lançado, mas parei por aí.
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Sil.... como assim???? hahahhah HP é vida <3
    Mas eu te entendo. Apesar de ser mega fã da história, entendo bem o seu lado, pois comigo acontece isso com outras histórias :P
    Eu pretendo reler pela 8ª (isso mesmo) vez a coleção. Mas confesso que tenho receio de perder a magia, sei lá :P
    Então estou é mais ansiosa para o próximo volume que irá lançar <3 Esse sim, eu estou surtando enquanto aguardo hahahhah
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu quero ler esse livro, acredita que li 3 livros do HP, mas foi fora de ordem, os dois últimos e o terceiro.


    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Me sinto mal quando vejo que só eu ainda não li, pelo menos, um livro da série Harry Potter.
    Já assistir aos filmes, mas adoraria conhecer a escrita da J.K.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sempre gosto de ver gente lendo Harry Potter, é uma das minhas coisas favoritas na vida. <3
    Só que, diferente de você, eu já li cada um dos livros várias vezes e não enjoei até hoje hahahaha

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Eu digo que A Pedra Filosofal é um livro introdutório ao mundo da JK.
    Eu também vou reler esse ano <3 <3
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oii Sil, tudo bom?
    Como você só vim ler os livros de Harry Potter depois de velha, mas a linguagem mais infantil dos personagens nunca me incomodou, na verdade os primeiros volumes são um dos meus favoritos acho que por contar toda a origem do Harry e dos outros perosnagenns da história, haha :)
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil!
    Eu gostava muito dos filmes quando criança, nunca li os outros mas admito que não tenho muita vontade por não ser grande fã do gênero. Gostei de conferir sua opinião e que tenha sido uma boa leitura mesmo não tendo causado muitas emoções dessa vez!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Sorteio A Rainha Vermelha

    ResponderExcluir
  12. Olá Silvane, eu sempre tive vontade de ler os livros do HP (não eu nunca li eles, mais tenho uma vontade enorme e ja esta na minha metade 2016) e com a sua resenha, me fez ainda mais querer ler, gostei muito da sua opnião e do seu jeito de escrever. Vou querer comprar logo a saga para ler.
    Beijos :)
    http://mficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, Silvane, tudo bem flor?

    Eu sou aquela que tem amor incondicional HAHAHAHA você não imagina minha felicidade ao saber que você esta relendo e muito amor *-* confesso que os dois primeiros livros tem uma pegada infantil mesmo, masa estória não deixa de ser surpreendente, e claro que pra quem já assistiu os filmes, ou leu livro mais de uma vez como no seu caso,não e tão impressionante assim, mas somos pegos de surpresa com algumas pista que tem conexão lá na frente, esta e melhor parte!!! Espero ler todas as suas opiniões sobre os livros, fiquei bastante curiosa.

    Gostaria de te agradecer pelo carinho e os comentários no meu blog, sei que você me acompanha faz um tempo, eu também passei a a companha-la faz alguns meses e tenho enorme carinho pelo seus blogs, adoro seus conteúdos, quando você fala não só de livros, participo sempre daquelas perguntas que você faz HAHAHAHA e para agradecer e mostra meu enorme carinho, adicionei seu blog, em blogs que acompanho, eu só queria avisar mesmo, adorei post como sempre.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Silviane. Tudo bem?
    Sou uma grande fã de Harry Potter há mais de uma década e há alguns anos reli todos os livros em inglês, foi como passar pela emoção de ler tudo pela primeira vez novamente.
    Lembro que, quando li pela primeira vez, me diverti e gostei muito dos dois primeiros livros, mas é no terceiro que a coisa toda atinge outro nível.
    Espero que aproveite.

    Bjs,

    Jack.

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Eu sou a unica pessoa que não leu e não tem vontade de fazer isso hahahaha. Acho legal essa devoção dos leitores para com a série mas não consigo ser assim. Acho que a autora é ótima para o genero pois está sempre nas indicações. Mas eu acredito que você não se sentil tão bem lendo por causa da idade hahahaha


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Eu já re-li a saga algumas vezes e acho incrível o poder de J.K sobre seus leitores.
    Harry Potter é tão especial para os Potterheads pelo sentimento que ele passa. Eu cresci com a história e me sinto parte dela. Mesmo tendo me tornado 'adulta' os livros não perderam seu encantamento porque são mais que apenas livros.
    http://gordicesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Obrigada por comentar no Estilhaçando Livros. Se você tiver um blog deixa seu link que vou retribuir a visita com o maior prazer.