02/02/2016

Resenha: A Matéria dos Sonhos



Título: A Matéria dos Sonhos
Autora: Valéria Martins
Editora: Jaguatirica
Páginas: 290
Compre: Amazon
Mais informações no Skoob

Sinopse: Jovem rica e mimada, Mariana sofre uma imensa decepção amorosa às vésperas do casamento e cai em depressão. Seu irmão aventureiro a incentiva a empreender uma viagem a Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de espairecer e encontrar um novo rumo. Lá ela se depara com paisagens belíssimas, conhece um modo de vida bem diferente do que estava acostumava, envolve-se com o guia turístico Alex e desfruta a verdadeira amizade com Claudia, menina maluquinha a quem o destino a uniu para sempre.

A matéria dos sonhos é um romance sobre busca, amor, amizade e encontro.
Quando me casei, eu me lembro que a melhor parte do fato de estar casando foi o vestido, que foi a razão da festa depois da comida. E é na parte mais excitante do casamento que conhecemos a Mariana, provando o vestido a quinze dias do seu casamento. Muito em cima da hora, Mariana! Tudo muito chique, grandioso e pomposo; digno de uma princesa. O que ela era, filha de pais, sogros, noivo e conhecidos ricos. E a protagonista é levemente gordinha, olha que legal. Nada daqueles padrões de beleza predominante na ficção. 

Gustavo é bonito, rico e concorrido, e aparentemente atencioso. Fantasia de quase todo mundo. E então ele engravida outra mulher. E é esse evento que a faz viajar para Chapada Diamantina, Bahia. E como nada é o fim nessa vida, ela acaba conhecendo Alex. Numa ocasião a mãe dele acaba tratando-o como alguém de dez anos de idade, mas tudo bem. Gostei muito da questão da representatividade por ela ser negra e por Alex também, muito mesmo. Daí pra frente é meio que um relato de viagem, você conhece pontos turísticos, especiarias locais, moradores. Lá Mariana reencontra Cláudia, uma aventureira, e faz alguns amigos. Tem certo tom erótico, mas não muito. A linguagem é madura, mesmo que a protagonista não seja muito amadurecida. Mesmo que tenha sido avisado na narrativa de que ela era mimada, algumas atitudes dela não condiz com a sua idade. No final eu entendi que isso foi essencial para o crescimento dela, que ela aprendeu a tomar conta de si mesma, que ela evoluiu.

A narrativa é em terceira pessoa, então você tem uma visão muiiiito ampla de tudo. E outra coisa que eu gostei foi que, embora sendo a Mariana a protagonista, a narrativa até intercala no finalzinho para a Cláudia, a aventureira, focando em seu drama familiar. Mas esse "drama familiar" é mais levizinho, então não se desanimem pensando que é dramático. Esse livro é leve, tipo uma comédia romântica sem o teor romântico. Por teor romântico eu entendo que seja a vida voltada para o outro, e não é assim nesse livro. Depois de Gustavo, Mariana não se sente apressada mais. Ela apenas vai viver sua vida agora. E isso, Mariana, é o melhor que você pode fazer. A Matéria dos Sonhos nem é tão romântico. Quero dizer, não foi essa a intenção. Tem romance, mas o livro fala mais de amizades, superação, perdão e crescimento. Principalmente crescimento. 
Elas se abraçaram e choraram uma eternidade, as lágrimas lavando o presente para receber o futuro.

7 comentários:

  1. Olá,

    não conhecia o livro, mas fiquei com vontade de ler! Bom saber que a obra fala também de amizade e perdão, que vai além do romance. A capa do livro é linda também!

    Beijos!
    Participe do Sorteio de Carnaval
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Viviane!
    Quando li o título, eu jurava que era algum livro de autoajuda, sei lá... Ledo engano.
    Gostei bastante da sua resenha. Curti o fato de Mariana ser acima do peso, mas essa de ser mimada cortou o clima hahahha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. A princípio a sinopse do livro não me agradou, mas com a resenha fiquei bem curioso, principalmente, com a ambientação. O cenário ser a Chapada Diamantina me interessou ao extremo em A Matéria dos Sonhos. Deve ser ótimo ver o cenário nas palavras, seria bastante interessante!

    Resenha: A Agenda | arafaelagodoy.com.br

    ResponderExcluir
  4. Fiquei apaixonada nessa história principalmente quando li sobre a parte da viagem.
    Bela resenha.

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi oi!
    Primeiramente, gostaríamos de parabenizar pelo blog fantástico, amamos todas as postagens, nos servem de inspiração para nosso blog.
    Segundamente, será que poderia nos seguir para ajudar nosso blog, já que ele não chega nem perto de famoso, rsrs?
    Gratas pela atenção, muito sucesso e abraços! <3
    http://particulasinfinitas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse não é o tipo de livro que normalmente leio, não me chama atenção, mas adoro estórias que se passam aqui no nosso Brasil! :)

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  7. Queridas Silviane e Viviane, obrigada pela resenha. É sempre bom ouvir a opinião de boas leitoras como vocês, pois assim vou pautando os meus próximos escritos. Beijos e abraços e convido todos a ler o livro à venda na Amazon pelo valor de R$ 4.50.

    ResponderExcluir


Obrigada por comentar no Estilhaçando Livros. Se você tiver um blog deixa seu link que vou retribuir a visita com o maior prazer.