21/03/2016

Resenha: Línguas de Fogo



Título: Línguas de Fogo (Crônicas de Myríade #1)
Autor(a): Karen Soarele
Editora: Cubo Mágico
Páginas: 216
Onde comprar: Site oficial
Mais informações no Skoob

* Leitura feita em parceria com o booktour Línguas de Fogo e Tempestade de Areia organizado pelo blog Pobre Leitora
Aisling é uma jovem camponesa que vive numa área remota de Vulcannus, o reino mais poderoso de Myríade. Entretanto, um acontecimento vem para mudar completamente sua vida: seu melhor amigo, Dharon, é ferido em batalha enquanto tentava protegê-la, e a única chance que ela tem de salvá-lo é deixar para trás tudo o que conhece e atravessar a fronteira até o território inimigo, onde pode encontrar o antídoto para o veneno que o consome. Em sua jornada, Aisling se defrontará com diversos perigos, descobrirá que toda história possui mais de um ponto de vista e aprenderá que nas amizades verdadeiras está a força para seguir pelo caminho correto.

Quem adora um livro infanto-juvenil de aventura? Pois então Línguas de Fogo é o livro certo para você.

Quando aceitei participar do booktour não sabia praticamente nada sobre o livro. Fui encantada pela capa que eu acho linda demais. No decorrer dos meses até recebe-lo li algumas resenhas e fiquei bastante curiosa com a história, pois me parece uma aventura bem divertida de se ler. Bom, de fato foi divertido mas acho que parou por aí a experiencia para mim. Mesmo achando a premissa inicial interessante e esperando para viver uma grande aventura acabei me decepcionando com seus personagens.

O livro é narrado em terceira pessoa e como pode-se observar na sinopse parece que vai focar apenas em Aisling e isso não acontece. Até aí tudo bem, pois é bom saber o que acontece com outros personagens durante a leitura, mas o problema é que tinha momentos na leitura que eu simplesmente me esquecia da existência de Aisling como se ela não fosse tão importante na história quanto a sinopse mostra ao leitor. Acabei ficando incomodada por isso e espero que seja algo que não se repita nos outros volumes. Outro aspecto que me deixou bastante incomodada é a forma como a personagem é retratada quando aparece. Em determinado ponto da história é citado que Aisling tem apenas 13 anos e até aí tudo bem, o problema acaba ficando com o amadurecimento repentino dela que por mais que a situação até fizesse essa exigência não engoli com facilidade. Para mim é muito mais fácil aceitar uma adolescente de 16 ou 17 anos amadurecendo muito rápido do que uma criança como ela. 
Silviane Casemiro | @EstilhacandoSil
O melhor personagem do livro para mim foi Desmond. Ele ajuda Aisling e Dharon a chegarem em seu destino e acaba se tornando amigo deles também. Ele tem umas características que se fazem necessária no livro, tendo algo que pode-se chamar de fé além de (na minha opinião) ser um bom líder. Apesar de Marian ser quem desenvolve esse papel eu ainda espero que Desmond mostre mais de si nos próximos volumes. E o que eu posso falar de Kendra? Essa foi a pior personagem que eu já tive o desprazer de conhecer. Quem lê minhas resenhas tá acostumadx a me ver falando de vilões e o quanto eu gosto deles, mas cara a Kendra é a pior de todas. Eu não acho que ela tem qualidades para ser uma boa vilã e esse é o meu maior problema com ela. Uma mulher que tem ódio do mundo e principalmente dos homens (ao meu entendimento Kendra é o que podemos chamar de misândrica.). Sério, gente... Eu adoro ver personagens que ressaltam o poder das mulheres, mas não desse jeito. Ela é simplesmente horrível e o pior é pensar que existem mulheres como ela nesse mundo. Eu torço ela ter uma morte bem ruim no final da série, viu. u_u'

A leitura é bem rápida e leve, então nesse aspecto vale a pena dar chance para a história. No Skoob eu avaliei com 3 estrelas justamente por isso, pois o livro cumpre com seu objetivo principal de mostrar ao leitor uma aventura e divertir. A questão principal para mim foi o desenvolvimento dos personagens e tenho esperança de que melhore nos próximos volumes. 

------------------------------------------

21 comentários:

  1. Oi, tudo bem? O livro parece ser bem interessante... Gosto de leituras rápidas e leves. Sua resenha ficou ótima, parabéns!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oii Sil

    Eu amo esse gênero de livros, o problema é que eu tenho um monde de livros no mesmo estilo desse ainda pendentes para leitura...
    A resenha esta excelente, muito boa e deu pra entender direitinho a história

    Beijos

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil. Tudo bem?
    Eu adoro livro infanto-juvenil, nada como uma boa aventura, né?
    Com certeza já entrou na lista dos meus desejados.
    Adorei a resenha e o Blog

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Que capa mais fofa.
    Eu adoro livro infanto juvenil com aventura, acho que são uma ótima pedida quando queremos ler um livro leve mas interessante, o problema é que nunca acho nenhum 5 estrelas hahah mas mesmo assim continuo lendo :D
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi
    a história parece ser interessante e eu me interessei, eu baixei o e-book final de semana, mas nem sei quando vou ler. Eu já li livros com protagonistas de 13 anos e que amadurecem rápido e um que li foi rápido de mais, até fiquei horrorizada. Pelo menos curtiu a leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hey!
    Adorei a sua resenha e a proposta leve e divertida da história!
    Acho que nunca li nada parecido... e achei a capa simplesmente uma fofura!!!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  7. Oiii, tudo bem?
    Que livro mais fooooooooofo, lembrou tanto minha infância que só aumentou a minha vontade de realizar a leitura, eu gostei muito da sua resenha e deste livro. Achei encantadora a premissa e realmente quero ler, gostaria de ter tido a oportunidade de ver as páginas dele, dentro mesmo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil,
    Eu preciso voltar a ler livros infanto-juvenil, faz tempo que não leio algo do gênero. Pela capa parece ser um bom livro para se presentar quem queira começar a ler, pré-adolescentes. Gostei da sua resenha que você foi bem sincera no que achou do livro, mostrando os pontos positivos e negativos, mais negativos, digo, que lhe incomodaram durante a leitura, tu me entendeu. hahah. Espero que o próximo livro a leitura seja melhor. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, flor.
    Adorei esse livro em aspectos que você não curtiu. A narrativa da autora não me fez deixar de lado a importância da Aisling. Ao mesmo tempo, acho que o amadurecimento dela foi crível. Mas concordo que houve alguns acontecimentos que não foram totalmente convincentes. Como você, gostei muito do Desmond! E a Kendra... ah, que vilã! Curti muito ela. Acho que faltava uma vilã cruel assim. No segundo livro, ela brilha ainda mais. Eu avaliei Línguas de Fogo como "muito bom", mas Tempestade de Areia foi "excelente" em minha opinião.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil!

    Eu costumo gostar muito de infanto-juvenis, mas se você reparar bem, são poucos em que o autor consegue trabalhar extremamente bem cada personagem. Eu também concordo com você que é difícil demais de engolir crianças que amadurecem rápido demais, portanto também acho 10 mil vezes mais fácil aceitar essa mudança em adolescentes. Quando é assim, acho muito mais bacana quando o autor cria um personagem com seus 15, 16 anos.

    Eu num sei muito bem o que eu achei dessa história ainda, não sei se leria porque você acabou falando muitos pontos negativos. E pra mim é assim: uma boa se história se faz com os personagens...

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi!!

    Silvane, entendi o que você quis dizer e confesso que as vezes a quantidade de personagens acaba por atrapalhar o enredo. Não conheço o livro e não me interessei, principalmente como você ressaltando tantos pontos negativos, claro que você também acrescentou as partes agradáveis, porém não me cativou. Espero que os próximos sejam melhores e que a vilã morra de forma deprimente e horrível kkk Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Silviane!
    Adorei a capa lindíssima do livro e achei que você a aproveitou super bem na foto!
    Que pena que, em determinadas partes do livro, a autora desprezou a personagem principal. Isso realmente nos deixa um pouco desanimados com a leitura!
    Achei legal que o livro cumpriu a sua ideia inicial, sendo uma aventura divertida, apesar das suas decepções.
    Com relação à personagem que tem ódio do mundo e dos homens, passei a desejar também que ela tenha um péssimo fim! Kkkkkkkk!
    Valeu a dica!

    Beijos!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu quero muito ler esse livro da autora, ainda não conheço sua escrita, mas já li diversas resenhas e todas elogiam a trama. Eu adoro esse tipo de história, então já é garantido que vou gostar da leitura. Pelo jeito Kendra vai ganhar mais uma "inimiga", também não gosto desse tipo de personagem... ¬¬ rsrs
    www.apenasumvicio.comv

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil!

    Li os dois livros da série, e acredito que talvez você curta mais o Tempestade, que tem uma história mais madura, mas posso te dizer, a Kendra, continua uma personagem detestavel e talvez, você não goste dela ainda mais no segundo livro, pois ela é cada vez mais e mais ruim e mesquinha... Gosto muito do Desmond, realmente ele é o melhor da série, a Aisling é legal mas não uma protagonista de nota. Tentei convencer meu marido a ler a série, pois ele é fã de fantasia, ele leu o primeiro mas abandou Tempestade, principalmente por conta da Aisling, ele não curte ela, mas enfim, espero que você leia Tempestade de Areia, estou ansiosa para ler uma resenha sua desse livro, rs.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  16. Silviane, sempre achei essa capa bem bonita e tenho curiosidade em ler o livro, mas depois da sua resenha fiquei um pouco decepcionada.
    O fato de dar para esquecer da personagem principal e esse amadurecimento repentino para alguém tão jovem é bem difícil de engolir.
    Mesmo assim darei uma chance a leitura mais para a frente.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  17. Amo infantojuvenis de aventura, e esse é um livro que faz tempo que chama a minha atenção. Pelo que você falou dessa Kendra, acho que ia torcer por uma morte bem cruel pra ela também... rs... já não sou fã de vilãs, uma dessas ainda, com ódio do mundo e dos homens... aff... Sobre o amadurecimento rápido demais da Aisling, não sei se me incomodaria... sei lá, parece que muitas crianças de hoje infelizmente meio que pulam a infância. Mesmo com sua decepção com as personagens, quero ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi sil, tudo bom? Eu ADORO infanto juvenis e sabe porquê? No fim sempre tem uma licao de moral que a gente so percebe quando e adulto kkkkkkkk e adorei a premissa né? Realmente essa capa é lindíssima *.* quero pra mim! Bjosss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi sil, tudo bom? Eu ADORO infanto juvenis e sabe porquê? No fim sempre tem uma licao de moral que a gente so percebe quando e adulto kkkkkkkk e adorei a premissa né? Realmente essa capa é lindíssima *.* quero pra mim! Bjosss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, Sil!
    Crônicas de Myríade foi uma das primeiríssimas séries fantásticas nacionais que tive o prazer de conhecer há alguns anos e desde então um dos meus principais xodós literários, admito <3 Realmente a autora vai muito mais além do que focar na Aisling e no Dharon, e eu já me envolvi bastante com essas mudanças de enfoque na trama. De repente pode mesmo parecer um pouco abrupto o amadurecimento da personagem, mas uma vez que a situação exigia isso, soou realmente crível para mim, ainda que, se for comparar com o segundo livro - que é ainda melhor, na minha opinião -, aí sim que ela está ainda mais madura, apesar de manter aquela essência inocente dela mesmo. Mal posso esperar por ler o terceiro livro da série!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  21. Oi Sil, tudo bem?
    Eu adoro livros juvenis, então já viu que esse é um livro que me atraiu logo que eu vi :)
    E também só vejo comentários positivos a respeito. Mas comecei a ler e confesso que a leitura está meio arrastada :P Como estou no começo, meus motivos não são os mesmos que os seus, mas não sei se não vou terminar com a mesma sensação que você :P
    Espero de verdade curtir mais para a frente, mas não sei não.
    Mas pelo menos, se isso acontecer, já sei que não serei a única :3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Obrigada por comentar no Estilhaçando Livros. Se você tiver um blog deixa seu link que vou retribuir a visita com o maior prazer.