25/05/2016

Resenha: Zumbeatles



Título: Zumbeatles
Autor(a): Alan Goldsher
Editora: Galera Record
Páginas: 352
Onde comprar: Amazon
Mais informações no Skoob
Livro recebido pela editora para resenha
A verdadeira invasão britânica chegou. Eles estão mais mortos-vivos do que nunca.
Nessa divertida releitura da trajetória da mais famosa banda inglesa, acompanhamos os principais acontecimentos na vida desses mitos do século XX... porém com um pequeno detalhe: os músicos são zumbis. Não os lentos e imbecilizados zumbis aos quais estamos acostumados. Mas zumbis espertos, rápidos e cheios de sex appeal. Além de alguns truques de controle mental. Entre sangue, suor, guitarras e iê-iê-iê — e a perseguição do implacável caçador de zumbis Mick Jagger —, eles são atacados por uma ninja do oitavo nível, Yoko Ono, condecorados pela rainha e consolidam uma invasão mundial.

Sei que o mundo tá cheio de fãs de Beatles, e alguns que não são fãs (tipo eu, sorry). Então quando recebi esse livro fiquei com muita dúvida se leria ou não, mas como se trata de uma história de zumbis acabei resolvendo arriscar, afinal nada tenho a perder, certo?

O livro é bacana. A narrativa dele é um pouco diferente do que estou acostumada. O próprio autor do livro é quem narra a história, já que ele conta inicialmente que acabou ficando curioso sobre a história do Beatles, a banda zumbi mais famosa do mundo e acabou investindo tempo e dinheiro para poder descobrir coisas sobre eles. Bom, eles são zumbis (com exceção do Ringo) e estão todos vivos (mais ou menos, né?) e por que o autor transcreve a entrevista que fez com os membros da banda. Além da própria banda tem relatos de amigos, empresário, fotografo, produtor e até Mick Jagger que nesta obra é um caçador de zumbis com uma habilidade diferente (e engraçada).

O meu problema com a obra em si deve ter sido justamente por eu não ser fã da banda, e acabei não tendo curiosidade em ler os relatos. A impressão que o livro passa é que a história é verdadeira, e okay em relação a isso. Como se fosse uma biografia não-autorizada da banda, sabe? Eu realmente não sei dizer se algumas coisas lá (digo a essência dos acontecimentos, como por exemplo sobre o relacionamento de John e Yoko x Beatles) foram tiradas de fatos históricos mas a impressão é de que Alan realmente pegou informações reais sobre a banda e inseriu em uma obra totalmente ficcional. E sim, eu gostei da parte dos zumbis e como eles são nesse universo, tão conscientes.


Achei o titulo traduzido melhor do que o original - Paul Is Undead: The British Zombie Invasion - que acaba se referindo a Paul, sendo que a impressão que tive é que o foco da narrativa é muito mais John Lennon do que o próprio Paul. Lennon é o zumbi diferente da turma, pois ele acabou sendo transformado apenas com algumas horas de vida (sim!!) e ele cresceu não conhecendo nada diferente do que isso, ao contrário de seus amigos que foram sendo transformados (alguns por John, outros não mas isso são detalhes). Esse aspecto do livro é interessante pois mostra um pouco sobre preconceito, o que até acredito que acaba tendo algo histórico pelo quanto as pessoas eram racistas naquela época (mas nesse caso não se referindo a nenhum Beatle e sim as pessoas no geral).

O livro tem umas situações divertidas e outras que poderiam ser assustadoras. Acho que se rolasse uma adaptação deste livro, por exemplo, seria muito legal ver os integrantes da banda atacando as pessoas, afinal eles são zumbis e tem esse instinto, né? :} Outras não são legais, como a insistência em falar sobre controle da mente (um dom dos zumbis) e que eles usavam isso para dormir com fãs. Não achei isso muito legal, mesmo que o narrador fale que isso nunca foi provado e tudo mais, só que é algo que me incomodou um pouco e até mesmo achei desnecessário colocar isso na obra. Tanta coisa para fazer com esse dom, né? Mas enfim, se você curte uma leitura divertida, que mistura ficção com fatos acho que esse livro pode ser para você; e claro, se você for fã de Beatles melhor ainda.

Ps: Se esse livro tivesse uma adaptação eu queria MUITO ver a sessão de fotos do álbum Yesterday and Today que deve ter ficado maravilhosa e mil vezes pior do que a original, que já é bizarra por si só.

11 comentários:

  1. Oii Sil, tudo bom?
    Fiquei super interessada na história, ainda mais com essa história de que o Lennon cresce mesmo sendo zumbie totalmente diferente dos zumbis que conhecemos né? Afinal, como ele pode crescer estando morto.
    Sobre essa história do poder da mente e usar para as fãs dormirem com ele é meio que, tipo assim, uma espécie de estupro, afinal, elas não disseram conscientemente que sim e.e e isso pega muito mal MESMO.
    Apesar de essa parte do controle da mente ter me broxado um pouco, ainda fiquei curiosa com o livro. Ótima resenha! :)
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  2. CARA, EU AMEI ESSE LIVRO! kkkkkkkkk Estou muito curiosa para ler, como faz? :P

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  3. Acho que eles quiseram fazer tipo uma graça né? Mas achei interessante a ideia.Também não sou fã, mas dá uma certa curiosidade ao ler a sinopse né? :)


    beeijão ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil!!!

    Eu ainda não li, mas desde que foi lançado eu estou curiosa, achei a ideia genial para os fãs e pra quem não é conhecer um pouco a banda e se divertir! E bem, realmente a tradução do título é bem melhor que o original rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, tudo bom? *-*
    Socorro que só no nome esse livro já tem duas temáticas que eu amo de paixão! Zumbis e Beatles <3
    Fico imaginando a galera zumbizada, meu deus que viagem muito louca, quero ler! Me deixou muito curiosa.
    Adorei sua resenha.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca li esse livro, mas fiquei muuuuuito curiosa!
    viu ver se acho ele na net, se tiver em promoção melhor ainda hahaha
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!
    Eu sou super fã da banda e, por isso, iria amar a história.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil,
    Não conhecia o livro mas adorei o tema abordado nele.
    Essa coisa meio terror e meio divertida me fez interessar pela história.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! Gosto da banda, mas não chego a ser fã. Fiquei curiosa sobre está história deles em um universo zumbi, adoraria ler.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Que legal saber que o livro é bacana, mas infelizmente também não sou fã da banda, então acho que mesmo gostando de zumbis, não ia me interessar muito.
    Adorei a resenha!
    Beijosss
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=d1ii6y64aQw

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto algumas resenhas desse livro, e como eu sou muito fã dos Beatles, acho que iria gostar bastante da leitura! E também porque histórias com zumbis são muito legais (:
    Gostei da resenha!

    beijos
    Meu Conto de Fada

    ResponderExcluir


Obrigada por comentar no Estilhaçando Livros. Se você tiver um blog deixa seu link que vou retribuir a visita com o maior prazer.