30/06/2016

CRITICA | Série : Merlin

Nome: Merlin
Ano: 2008
Elenco: Colin Morgan, Bradley James, Richard Wilson, Katie McGrath, Angel Coulby, Anthony Head e John Hurt
Distribuição: BBC One
The Adventures of Merlin, ou apenas Merlin aqui no Brasil, conta a história do famoso mago Merlin, ainda jovem, descobrindo seus poderes e ajudando o principe Arthur a se tornar rei e governar a tão famosa Camelot.

                  Não contém spoilers !  







Vou começar contando que descobri Merlin esse ano, graças a Netflix, e agradeço profundamente por isso, porque mesmo com toda sua simplicidade, a série te cativa do início ao fim. Eu sou suspeita porque sempre adorei as lendas Arthurianas, histórias medievais e lendas britânicas. Quando comecei  a série, tinha terminado As Brumas de Avalon *que depois de Harry Potter são meus favoritos ever * e então pensei : '' Preciso ver se existe filme sobre os livros. '' e sim existe, mas nah , melhor não assistir, por motivos de adaptação, mas também pegaram 4 livros e jogaram em um filme de 2 horas, entendo que fica meio impossível sair algo bom. Não satisfeita fui lá na Netflix ver se tinha algo sobre o Rei Arthur pra assistir e daí foi amor a primeira vista. Primeiro da lista, Merlin! Achei interessante porque pela primeira vez, veríamos a história de Arthur pelos olhos do próprio Merlin, e detalhe, um jovem Merlin, já que em todas as histórias, referências ou no nosso imaginário, Merlin é descrito como o mais poderoso mago, porém idoso * tipo uns 200 anos* , barba longa, cabelos brancos e chapéu pontudo. E na série ele passa longe disso, ele não é famoso, não é idoso, e é gente como a gente, ou seja,sofre pra caramba. Na série podemos ver o reino de Uther Pendragon, em Camelot , um reino onde a magia foi banida por ele e isso faz com que muitos do reino se voltem contra o rei.

Também vemos um príncipe Arthur com seus 17- 18 anos, bem filhinho do papai,  um exímio cavaleiro, o melhor de todos os 5 reinos e como sabe disso, aproveita para ser o típico playboyzinho medieval. E começa daí, escolha perfeita para fazer Arthur, não existe ninguém que faria melhor Arthur Pendragon em sua adolescência, que Bradley James. Também não vejo outro ator que fizesse melhor Merlin que Colin Morgan, ele simplesmente te ganha na primeira aparição em cena e quando finalmente, Arthur e Merlin se encontram, a química entre eles (os atores) é visível. Já no primeiro contato deles, nos é apresentado o propósito de Merlin,e entendemos a futura profecia destinada aos dois. Imediatamente Merlin se torna servo direto de Arthur e dai em diante eles não se separam mais. Também podemos ver Gaius, o médico real, já idoso e como grande amigo da mãe de Merlin, (ela que mora no interior), decide abrigar Merlin em sua casa no palácio em Camelot para passar seus conhecimentos e tornar Merlin seu ajudante. A relação entre Gaius e Merlin é um dos fortes da trama, e me emocionei em vários momentos com os diálogos e a relação paternal de Gaius e Merlin. È muito bom ver a descoberta dos poderes de Merlin, a dinâmica entre ele aprender tal feitiço, não saber fazer tal encantamento e ir pesquisar em livros, estudar as pronuncias e todas essas coisas de estudante que não sabe nada mas precisa saber pra hoje. Merlin também mostra culturas diferentes, lendas diversas, a antiga religião, os druidas,  Avalon e todas as histórias da Bretanha. 

A série mescla o humor de Merlin com os demais personagens e a seriedade das batalhas contra os saxões, os personagens são bem desenvolvidos, Morgana é brilhantemente bem feita pela Katie McGrath, ela que é protegida de Uther e foi criada como irmã de Arthur. Se você não for aberto a adaptações, não vai curtir a Guinevere, já que na série, ela é serva de Morgana, filha de um ferreiro de Camelot e está longe de ser uma princesa mimada das outras versôes da lenda. As mulheres da série são do tipo Girl Power, e isso foi o que me agradou ainda mais. Agora pára tudo porque o melhor da série é Merthur, sim hahah, nome shipper de Merlin e Arthur que o fandom fez questão de criar, e eu adorei isso, porque Merthur é real, O bromance dos dois te ganha, e você se sente orfão quando a série termina. Terminei a 2 dias atrás e estou sofrendo. Os romances também são bem construídos, são intensos, e lindos e para nós mulheres , olha .. não podemos reclamar porque o elenco masculino é BADASS !  Todos desde Arthur até os cavaleiros de Camelot são incrivelmente bonitos e amorzinhos. Mas o elenco feminino também não fica por baixo, começando por Morgana com seus cabelos pretos e olhos claros até Guinevere com sua pele morena e seus cabelos encaracolados que faria Lancelot desmaiar só de ver.  
Enfim, razões para ver Merlin são muitas, e eu indico de verdade. Se puderem vê-la legendada, façam isso e apreciem o sotaque britânico maravilhoso dos atores, *principalmente do Bradley*.  
A série está disponivel na Netflix até  1 de Julho agora,mas na internet tem vários sites ótimos que você poderá assistir completa. São 5 temporadas com 13 episódios cada, na  média de 50 minutos. 

                                                                                             #PorAmorACamelot ♥



17 comentários:

  1. Oi, Lola.
    Como assim existe essa série na Netflix e a pessoa aqui ainda não assistiu? Vou tratar de assistir pra ontem rs.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cami, ela tá lá sim, mas vai sair do catálago amanhã. Mas tem sites que tem a temporada toda com qualidade boa também. é perfeita , assista mesmo. Bjão

      Excluir
  2. Tenho amigas que são loucas por essa série e sempre me recomendaram, mas como não curto muito essas histórias medievais, nem dei atenção. Agora tenho assistido Reign, uma série de época, e apesar de ter diferenças de Merlin, acho que pela ambientação e os seus comentários me bateu curiosidade de assistir. Ver o primeiro episódio pelo menos não faz mal né hahah

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, e não é ? Assista o primeiro eps e se você curtir cai pra dentro, pq ela é maravilhosa. Reign está na minha lista lá na Netflx, vou começar a ver. bjo

      Excluir
  3. Oie Lola =)

    Eu nunca assisti Merlin de fato. Sempre peguei uns pedaços de alguns episódios quando a HBO passava. Como tem todas as temporadas na Netflix assim que eu assistir Outlander vou começar a ver ela ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ari, ela vai sair do catálago amanhã haha. Mas tem na net em alguns sites. Vale a pena pq ela é amorzinho. Bjo <3

      Excluir
  4. Oi Sil e Lola, suas lindas, tudo bem com vocês?
    Lola eu sou mega apaixonada pelas lendas Arthurianas. Você só precisava dizer o nome da série para me convencer, risos...Amei essa versão deles jovens. Você não vai acreditar, mas eu também tenho as Brumas de Avalon e sou mega fã eterna de Harry Potter. Já vi que nossos gostos são parecidos. Que pena que eu não tenho Netflix. Será que passa em outro lugar? Vou pesquisar. Adorei a sua crítica!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, opa encontrei minha irmã perdida hahahha. Tem sim vou deixar o link aqui. Obrigada por gostar do pos.
      http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-as-aventuras-de-merlin-todas-as-temporadas-dublado-legendado-online.html

      Excluir
  5. Eu já tinha ouvido falar mas nunca parei pra assistir por conta da minha minha imensa lista de seriados, fiquei bastante curiosa.

    Visite:https://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi , hahaha desculpa. Eu também tô com uma renca de séries pra ver, vida de seriador não é fácil. Mas assiste sim pq é boa. bjão.

      Excluir
  6. Aii, por que vocês fazem isso comigo? Minha lista de pendências enorme e agora mais um. Fiquei super curiosa, não conhecia.
    Beijos

    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAH foi mal , assiste e me conta depois, tu vai gostar. bjos

      Excluir
  7. Oi, Lola!
    ME ABRAÇA PELAMOR! Eu maratonei Merlin no ano passado e esse ano, depois que descobri que tem na netflix, me deu vontade de maratonar de novo.
    Uma das minhas séries favoritas ever! AMO AMO AMO.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NO WAY ! Nunca achei ninguém que amasse Merlin, aleluia !
      Na verdade saiu do catálago hoje Lu. Mas fazia um tempão que tava lá. Mas tem em outros sites aqui na net. Bjos

      Excluir
  8. Oi, Lola! Meu melhor amigo amiga essa série! Na época que passava ele acompanhava e vivia tentando me fazer assistir. Também curto muito o sotaque britânico! Dá um charminho a mais, né?!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, ah mas a série émuito amorzinho , merece muito ser vista e sotaque britanico é o que não falta na série, homem bonito também não hhaha. Assisti q vc vai curtir. bjão

      Excluir


Obrigada por comentar no Estilhaçando Livros. Se você tiver um blog deixa seu link que vou retribuir a visita com o maior prazer.