11/08/2016

CRITICA: Esquadrão Suicida

Nome: Esquadrão Suicida
Direção: David Ayer
Elenco: Margot Robbie, Jared Leto, Will Smith, Viola Davis, Karen Fukuhara, Adewale Akinnuoye-Agbaje,Jai Courtney
Distribuição: Warner Bros
O governo dos Estados Unidos ordena o recrutamento dos piores criminosos para uma importante missão suicida, que visa acabar com uma entidade misteriosa e aparentemente impossível de se derrotar. É justamente isso que o governo precisa, de bandidos que praticamente não têm nada a perder. Mas será que eles estão dispostos a arriscarem suas vidas em nome da lei?.

 O que falar desse pudinzinho de filme não é mesmo? Avisando que poderá ter SPOILERS , então se não quiser saber detalhes, não prossiga ! Mas espero que prossigam porque quero vocês aqui comigo <3

Resumindo, o filme nos foi apresentado lá em 2014 na Comic Con de San Diego e foi uma loucura só. Pensa bem, pegar a galeria de vilões do Batman, do Flash e etc e transformar em filme, na época a idéia era genial. Atores anunciados, direção e roteiro com David Ayer, e ai veio o choque, porque Ayer não é acostumado com blockbusters ( filmes com alto valor finaceiro, bem populares, ou seja filmes pra cultura pop), mas tudo bem , vamos dar uma chance pro cara porque ele vinha de Corações de Ferro,  o cara não era qualquer um. E ai começaram a lançar trailers pra caramba, com uma pegada deliciosa animando todo mundo com o caminho que estava levando o universo DC nos cinemas, finalmente iriam acertar dessa vez e ... NO!  
  O filme vendido nos trailers e o filme lá do cinema, não são o mesmo. Com as criticas de Batman vs Superman, a Warner, decidiu refilmar partes do filme, por estar ''sombrio demais''.. vilões são sombrios, vilões são o mal em pessoa gente, como assim Warner ?.    Sombrio demais, era uma das criticas feitas a BvS que na época concorria diretamente com Capitão América- Guerra Civil, e bom sabemos que a Marvel a anos vem acertando em todas suas produções, (menos o novo Quarteto Fantástico medonho feito pela Fox) que tem muito alívio cômico, deixando o filme mais agradável para todas as idades. Só que a Marvel possui um universo de vilões e heróis muito menos dramático e sombrio que a DC, isso é fato. Homem Aranha e Homem de Ferro, os maiores heróis da Marvel seja nos quadrinhos ou no cinema, são a prova disso, possuem suas cargas emocionais fortes mas a todo momento lançam piadinhas e diálogos amenos para o público se divertir mais. O maior herói da DC, o Batman, é trevoso e vive na escuridão de Gotham, O erro da DC/Warner é querer imitar a Marvel na sua abordagem nos cinemas, já que seus heróis e vilões não dão espaço pra isso, Agora de fato, começando a explicar Esquadrão Suicida.

PONTOS FORTES 

Não vamos colocar a culpa no marketing do filme, foram incriveis, pegaram um filme que ninguém dava nada e o tornou o filme mais aguardado do ano. O design é lindo, as artes gráficas são um encanto, é tudo muito original, colorido, atrativo. A Warner com toda certeza está ganhando muito com produtos licenciados do filme, porque na moral, são lindissimos. Arlequina, ( Margot Robbie ), o que falar dessa atriz, pegou uma personagem foda de se fazer e a representou fielmente, louca, frágil, forte em alguns pontos, mas sempre, pra esconder sua situação abusiva pelo pudinzinho, o Coringa! Pistoleiro, ( Will Smith ), dispensa apresentações, Will é foda, realmente entrou no personagem,e nos fez gostar de um personagem que nos quadrinhos é muito boring - chatissimo e carregou o filme nas costas boa parte do tempo.  Amanda ( Viola Davis), é maravilhosa e era mais malvada que os próprios vilões. Trilha sonora é 10/10, só de ter Eminem, e Panic at the Disco em um cover magistral de Bohemian Rhapsody do Queen, já ganhou nossos corações, realmente a escolha das músicas foram acertadas.Apresentação dos personagens no começo do filme é uma aposta arriscada e que deu certo, com artes lindas, os personagens foram apresentados com uma ficha técnica que de começo te ajuda a conhecê-los, já que muitos vilões não são tão famosos do grande público. Figurino e design estão empatadíssimos, referências ao passados dos vilões também, no caso da Arlequina foi de encher os olhos de água.  


 PONTOS FRACOS 

Eita ! Agora lá vem, marketing enganoso né, tranformaram sim algo de, nada em tudo. Mas aquela decisão de refilmar acabou com os trailers lançados no começo ,com o filme vendido a nós, e no final, decepção. O roteiro é fraco! Você tem a galeria de vilões do BATMAN, são vilões que metem medo no trevoso, gente, os caras pegaram os '' piores dos piores'' e os transformaram em vilões em redenção mesmo antes de terem sido vilões. È como se eles buscassem perdão antes de pecar. Um erro nos apresentar vilões e nos obrigar a todo momento , muitas vezes nos diálogos, nos fazer ter apreço por eles. Diálogos desnecessários, que não encaixam. O filme é corrido, pegaram 2 filmes e juntaram em 1, quando você está pegando o jeito e a cadência, ele muda tudo e você fica .. What ?!. 
Desperdício de personagens que seriam incríveis se bem aproveitados. Katana aparece pouco, sua história é jogada as traças. Em uma história de um time de pessoas, todos devem  ter espaço certo? Sim, mas não é isso o que eles acham. Esquadrão Suicida é Pistoleiro e Arlequina, e o resto são secundários, o que te faz perder a fé no '' esquadrão''. A Marvel faz vilões ruins ( tirando o Loki ) mas esse olha ...  não dá. Pra ser o vilão dos vilões do Batman , tinha que ser fodástico, tinha que ser sanguinário, botar medo no mundo e com um arco bem convicente do por que ele estava fazendo o que fez. O filme é pop , vai te fazer rir as vezes, mas na maioria do tempo não , porque as piadinhas começam a perder a graça, já que são forçadas, o filme é descompassado, como BvS, que você fica meio perdido as vezes, tem pontas soltas que você não vai conseguir entender assistindo uma vez só, nem 5. Montagem do filme é ruim, cortes inesperados, a trilha sonora é incrivel, porém mal aproveitada, eles usam a música pra falar do personagem ao invés de criar uma profundidade pra cada um, um arco mesmo que rápido, e quem não fala inglês, vish ..  

We need to talk about Kevin  Joker ! O Coringa não é o melhor Coringa de todos os tempos como anunciavam, mas não vou falar que é o pior porque ele tem pouquíssimas cenas, mesmo tendo carregado nas costas o marketing do filme. Jared Leto disse que gravou muita coisa, nas cenas deletadas podemos ver cenas valiosas que poderiam ter aumentando a nota do filme, mas deletaram, o motivo? mudança de tom do filme como falei. Tinham cenas do relacionamento abusivo dele com a Arlequina que são muito importantes pra história dela e dele, eles não são um casal, nunca foram, não pra ele, mas a insanidade dele mexeu com ela a ponto de uma mulher forte se tornar em uma frágil moça louca que se permite ter um relacionamento abusivo. Analisando o que nos foi dado do Coringa, ele é de longe o palhaço insano, que quer caos e não se importa com ninguém.  No filme ele até se importa com a Arlequina,é playboyzinho, é psicopata mas não ameaça nem um pouco.Ele não é o foco do filme, por isso não precisava de muitas cenas, mas as poucas deveriam ter sido fodas. Ele está mais para um jovem que quer ficar loucão nas drogas e no $$$. Pena que o Coringa não é assim, ele não liga pra dinheiro ou carros, ele só quer ver o circo pegar fogo. Ou seja erraram feio no arco do Coringa, roteiro e direção. 
Agora nos resta esperar Liga da Justiça e Mulher Maravilha pra ver se finalmente a DC/Warner vai acertar porque já está ficando feio. 

25 comentários:

  1. Oiii, Lola!

    Eu não vi Esquadrão, no dia que eu ia ver surgiu um problema e não pude ir e acabei não indo depois. Enfim, li algumas críticas do BvS, e fiquei muito irritada com os comentários de leitores que acusavam o filme de não ser leve o bastante como os da Marvel. Acontece que o público já se acostumou com os da Marvel, e eu entendo a Warner querer engraçar um pouco. Mas o tom do Batman: Begins foi tão bacana; e concordo com você. Marvel tem sua marca e a Warner com DC deveria ter a sua. Essa coisa de os produtores terem mexido no roteiro por certo foi o que estragou tudo. Deveriam ter deixado como estava no início. Eu acho que, pelo trailer de Mullher Maravilha, vai ter uma pegada diferente dos outros filmes da Warner.

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi eu tbm acho, deveriam manter suas raizes, o filme pode ser divertido mas não precisa ser engraçado propriamente dito. Divertido no sentido de todo mundo se sentir bem assistindo e muitas vezes eles confundem isso com piadas e tom engraçado. Mas tbm espero que Mulher Maravilha terá outro tom. Tomara ! hahah
      bjos

      Excluir
  2. Oi, Lola.
    Confesso que já fui assistir sem muita expectativa justamente para não me decepcionar e depois de sair do cinema que vi tinha feito a coisa certa, achei que focaram muito em alguns e esqueceram de fazer a história sem contar os furos, mas enfim, como você disse aguardemos os próximos.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cami, eu tbm fui já sem motivação nenhuma pq sabia que não ia funcionar. È triste pq o universo DC é tão foda e eles não se importam com os personagens.. E juro q pensei aqui, e nem quero mais esse Coringa huauhauhs

      Excluir
  3. Oi Lola, sua linda, tudo bem?
    Que pena. Nossa, vi algumas entrevistas com o elenco e lógico vi o trailer e estava mega ansiosa para ver o filme. Não sabia que o Coringa teria poucas cenas e que os outros personagens não teriam muito espaço. Mesmo assim vou conferir o filme, tomara que eu goste. Gostei muito da sua crítica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, vai sim talvez você goste, mas se não gostar é bom que você tira sua propria conclusão. E obrigada <3

      Excluir
  4. Oiii Lola

    Decepcionada com essas mudanças feitas no filme. Realmente Marvel é Marvel, Dc é DC. Ninguém vai ver Batman esperando que ele se comporte como o Peter Parker adolescente e acho que essa mudança de tom em Esquadrão Suicida pesou pra pior. Fala sério, queremos os vilões de Batman como os vilões que eles são e sempre foram em nosso imaginário. E as cenas deletadas do Jared Leto?? Desperdicio puro, de tempo, de dinheiro e de talento. Era a oportunidade do guri ser imortalizado em um papel como acontceu com o Heath Leger, mas se tornou apenas mais um playboyzinho frustrado com tendências psicóticas... Aiii que decepção

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA oi Ali, eu tõ muito puta. Jared é um otimo ator e realmente desperdiçaram o menino. Alias todo mundo ali né. Bjos <3

      Excluir
  5. Oi Lola! Pois é, eu achei o marketing super enagoso principalmente em relação ao Coringa, que não em convenceu. Concordo que erraram feio, mas por outro lado, tem lá seu entretenimento, né?

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, tem sim ele é um filme que a gente acha legal até. Mas pra quem tava esperando essa adaptação foi muito decepcionante. E o marketing nosso Deus, sem palavras. Bjos

      Excluir
  6. Oi Lola,
    Minha crítica do filme sai amanhã.
    Sim, eu também achei que o filme foi vendido da maneira errada, foi meio decepcionante. Principalmente em relação ao Jared Leto como Coringa. Queria mais dele e não um gangster normal.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, pois é esse Coringa tirou muito da personalidade do Coringa, e é triste. E vou lá ver sua crítica <3
      bjos

      Excluir
  7. Eu fui ao cinema assistir esse filme, mas quando cheguei lá não tinha mais ingressos. Uma decepção total ueheuhe Mas enfim, fiquei com medo de chegar lá e ver exatamente o que você disse aqui, que o filme era só marketing. Fiquei muito desapontado com o que fizeram com o filme, que tinha um potencial enorme.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius, pois é. Esse era o filme que abriria mares e oceanos pra DC no cinema, pra fixar o universo cinematografico dela de vez. Infelizmente não vai ser agora. Mas esperamos que seja com Liga da Justiça. hahah aespero.

      Excluir
  8. Oi Lola,
    Ainda não assisti o filme, mas quero. Não dispenso nada que Violinha faz e ainda tem Joel que adoro ♥
    Acho que o problema desse filme foi que fizeram as pressas...a grana fala mais alto... haha

    tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, nem foi , tiveram tempo demais, 2 anos pra gravar, o filme tava pronto e decidiram mexer nele. Mas assista sim, Viola é maravilhosa !
      Bjao

      Excluir
  9. Eu assisti o filme, e achei bem legal.. Até aparecer aquelas animações, com ficções, aquele negócio de salvar o mundo e o coração... Gostei mais da história da arlequina, ai ela vai pra cadeia, cabaré, e tals.. Acho que deveriam fazer um filme com os pés no chão. Mas infelizmente, muitos gostam desse tipo de ficção.
    Adorei o blog e já sigo. Se puder seguir de volta, agradeço.

    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi , sim é um roteiro bem genérico pra uma proposta super genial. Obrigada por acompanhar o blog <3
      bjos

      Excluir
  10. Oi, Lola!
    No geral, eu gostei muito do filme, exceto da romantização do relacionamento do Joker com a Harley.
    EU nem tenho o que reclamar daquela trilha sonora maravilhosa!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi L, sim aquilo além de nada a ver na vida real, super nada a ver com as HQs tbm. O Coringa não ama ninguém, talvez nem ele mesmo. E a trilha é o que salva o filme. bjo <3

      Excluir
  11. Concordo com toda a sua crítica, Sil! Tive as mesmas impressões que vc. A trilha sonora do filme tava ótima, e as atuações no geral tbm. Mas o enredo, os cortes, o Coringa, e o fato da DC ter se perdido em vez de tentar fazer algo diferente; quebraram o que poderia ser um filme excelente.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lola! Desculpa. Agora estou no pc, acho que no meu celular n aparece o nome de quem escreveu o post!

      Excluir
    2. Oi Carol , que isso desculpada haha . O filme realmente tinha potencial de sobra mas infelizmente a identidade e o tom da DC no cinema não existe e precisam disso logo. Bjos

      Excluir
  12. Oi Lola, tudo bem?
    Eu fui olhar o filme na parceria para fazer companhia para a minha cunhada.
    Mas fui com o pensamento "eu vou odiar essa bosta, eu vou odiar essa bosta, eu vou sair querendo colocar fogo no cinema". Mas no final acabei curtindo.
    Tinha medo deles romantizarem a relação de Harle com Coringa, coisa que não aconteceu. E só por isso já fico muito feliz.
    O Will está demais <3 Morri de amores.
    Claro que não curti tudo também. Teve muito personagem que só estava fazendo número ali :(
    E esse Coringa? Sério, vontade de enforcar o pescoço do ator.
    Tá que nem tudo é culpa dele, tem a questão da direção, roteiro e sei lá mais o quê.
    Mas saí com tanta raiva dele, que não quero ver mais filme algum com esse ator. Estragou um personagem fodástico :(
    E também odiei a Cara neste filme. Não vou com a cara dela e seu papel ficou horrível dançando ula hahahha
    Mas vale lembrar que eu não acompanho os quadrinhos, essa é uma opinião de quem apenas acompanha filmes do tipo :3
    E não dá pra competir com Homem de Ferro hahahah
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi, hahah é não romantizaram 100% mas teve um porcentagem ali no final que realmente não faz sentido, acho que o Jared ´emuito bom ator mas ele errou a mão ali no Coringa e não sei qto ele desenvolveu o personagem e qto tem de dedo do diretor. A Cara não é atriz né, ela é mais um marketing pro filme, e a dancinha é de chorar. Fiquei com vergonha na hora. E realmente não tem como eles serem comparados com nenhum filme da Marvel que até pra Thor que é meio ruim eles perdem.
      Bjão <3

      Excluir


Obrigada por comentar no Estilhaçando Livros. Se você tiver um blog deixa seu link que vou retribuir a visita com o maior prazer.