01/09/2016

CRÍTICA: GOTHAM

Nome: Gotham
Criação: Bruno Heller
Elenco: Ben McKenzie, Robin Lord Taylor, David Mazouz, Camren Bicondova, Sean Pertwee, Jada Pinkett Smith
Distribuição: Fox
Antes do Batman, a cidade de Gotham já existia. James Gordon (Ben McKenzie) é um detetive iniciante da polícia. Corajoso, sincero e ansioso para mostrar serviço, o recém-promovido tem como missão solucionar o caso do assassinato dos bilionários Thomas e Martha Wayne, um dos casos mais complexos da cidade. Com seu parceiro, o oficial Harvey Bullock (Donal Logue), Gordon conhece o único sobrevivente do assassinato: Bruce Wayne (David Mazuouz), um garoto de 12 anos, filho do casal, por quem ele imediatamente sente uma grande afeição.

  Essa crítica será das duas primeiras temporadas!
Gotham é uma série adaptada dos quadrinhos da DC Comics. E quando falo adaptada são poucas coisas, como os personagens, seus nomes, a cidade de Gotham, mas todas as histórias capitulo por capitulo é trabalho dos roteiristas. Ela conta e segue a vida do detetive Gordon na luta diária contra a bagunça, a corrupção e a sujeira que Gotham está se tornando. A série não é sobre o Batman, aliás ele ainda é só um menino órfão na série, nem sobre o próprio James Gordon, ela é sobre Gotham, e consequentemente tudo que acontece e nasce ali. Falando em nascimento, boa parte dos vilões do Batman ainda são pessoas comuns, a premissa dela é justamente acompanhar o ascensão dos principais vilões da galeria do Batman. Muitos vilões só ''nascem'' quando o Batman já é adulto então a série conta com alguns limites de desenvolvimento de personagens pra não esbarrar nas HQs e confundir a mente dos leitores de quadrinhos. 


Um dos problemas da 1° temporada é o formato '' 1 vilão por episódio '' que dependendo da quantidade de episódios que a série tiver, começa a desgastar os atores, e até os roteiristas que vão começar a ficar sem ideias. A série tem seus probleminhas mas foram concertados na 2° temporada que veio muito melhor que a anterior. De começo a série seria em estilo policial, estilo CSI acompanhando o detetive Gordon e o Bullock, nas ruas de Gotham junto com a GCPD mas alguns personagens foram fazendo tanto sucesso que passaram a ser recorrentes, que é o caso do Pinguim que ainda é o jovem Oswald Cobblepot, interpretado pelo Robin Lord Taylor que é maravilhoso e faz qualquer um apaixonar pelo personagem e muitas vezes torcer por ele. Confesso que adoro ele e torço. Outro que é incrível também é o Cory Michael Smith que faz o Edward Nygma (Charada) e interpreta com maestria o personagem nerd, que depois se torna um dos vilões mais icônicos do Batman. Os atores no geral são incríveis, o David que faz o Bruce e a Camren que faz a Selina Kyle ( Mulher Gato )  não deixam a desejar. Donal Logue faz um Harvey Bullock clássico como já estamos acostumados a ver nas HQs, e com seu senso de humor sujo que é o melhor do personagem. Alfred (Sean Pertwee) ganha uma versão muito parecida com a da Graphic Novel Batman: Terra Um, mais duro e ríspido mas com muita afeição por Bruce. 

A segunda temporada veio melhor e desenvolveu melhores personagens que deixaram de ser o vilão do dia e passaram a ter mais significância e tempo de tela. Veio também com vários arcos distintos de personagens e suas histórias e motivações e a luta incessante do Bruce para saber o motivo e o responsável pela morte de seus pais, e nisso tudo vai mostrando que Gotham está perdida, e que muitas coisas acontecem debaixo do nariz de todo mundo e ninguém faz nada. A fotografia da série é incrível inclusive já foi indicada a vários prêmios. Os diálogos são muito bons e se encaixam perfeitamente, a direção também rende fazendo Gotham ser a melhor série da DC em atividade na minha opinião.  A  terceira temporada estreia em Outubro agora e tem tudo pra ser incrível. Na Netflix tem as 2 temporadas completas então corre pra ver porque vão gostar. 

Antes de seus vilões e até mesmo do Batman , ali estava Gotham. 


34 comentários:

  1. Olá,
    Eu até gosto dessa série, mas acho que ela começou morninha apesar dos personagens que se destacam. Daí veio a segunda temporada que foi maravilhosa. Vou até rever aquele plot do Joker, antes de colocar em dia.

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Oi Nana, tbm acho a primeira temporada era muito experimental, era tiro no escuro mas a segunda foi maravilhosa. E o Joker que até hoje ngm sabe se o jerome é mesmo o joker mas tomara pq ele é perfeito <3
    bfd tbm <3

    ResponderExcluir
  3. Oiii Lola

    Eu assisti as duas temporadas, mas gostei muito mais da segunda. Achei que eles acertaram melhor o formato, amei o Harvey, Jim está mais convincente, Bruce ganha mais destaque e ai meu Deus, que final foi aquele???? Quero ver a próxima temporada logo.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, aquele final mds do céu hahaha bruce e selina num love, e confesso que amo o harvey. proxima temp ta chegando <3
      bjos

      Excluir
  4. Oi, Lola!
    Nossa, estou pra assistir Gotham tem um tempão, mas desanimei depois de ver aquele piloto. Bom saber que a segunda temporada se desenvolve melhor, talvez eu dê outra chance a série.
    Beijos!
    Borboletas de Papel | InstagramFanpageTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, assista sim que você vai adorar. O piloto não convence não e a segunda temporada é perfeita. Bjos

      Excluir
  5. Oi, Lola!
    Eu comecei a acompanhar a série, mas larguei quando o "Joker" morreu. Eu estava empurrando com a barriga.
    Agora que tem a segunda na netflix, quem sabe não volto a ver...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, realmente quando ele morreu desanimei mas segui haha. e ele vai voltar viu, os produtores confirmaram. <3

      Excluir
  6. Olá! Até tentei assistir esta série, vi 4 episódios mas não me agradou, então desisti. Gostei do post, simples e objetivo. Seu layout é perfeito moça!!

    Visite o BD > http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari, obrigada e o layout é creditos da Sil. Realmente qundo a série não desce não tem o que fazer, eu por ex odeio TWD e todo mundo ama.
      bjos :)

      Excluir
  7. Oi Lola, tudo bem?
    Gostei do post, mas infelizmente não tenho interesse nessa série. Tudo que já vi dela (trailers e trechos de episódios) não me chamaram a atenção. :(
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri, ai que bad. Eu no começo não curti ela mas fui tentando assistir e ela foi melhorando. Quem sabe um dia vc não anima de novo.
      bjos :)

      Excluir
  8. Oi Lola,
    Eu preciso terminar a primeira temporada ainda, não sei o que aconteceu comigo e eu travei na série, não vou nem para frente nem para trás.
    Acho que falta algum romance para me prender, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale, realmente romance quase não tem na 1 temporada mas na segunda tem
      e dos bons viu. Anima ai que vai.
      bjos

      Excluir
  9. Oi Lola!

    Essa história de um vilão por dia me cansa, foi assim com Super Girl tb. Bom saber que a segunda temporada é diferente! É uma série que já estava de olho, vou tentar conferir na Netflix!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, pois é eu não gosto desse formato e só assisto SPN pq é amor mesmo e na série deles encaixa mas Supergirl até hoje não assisti, e nem tenho vontade por isso. Mas confere sim , vai curtir.
      bjos

      Excluir
  10. A serie esta na minha lista, mas sempre vou colocando outras na frente. Apesar de gostar desse universo, a historia em si nao me atraiu muito
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pois é eu faço assim com algumas series e ela propria eu fiz isso. Mas a segunda temporada salva viu. Desisti não haha

      Excluir
  11. Eu cheguei a assistir um pouco, mas confesso que não me prendeu tanto. Talvez não devo desistir, já que você falou que na segunda temporada melhora :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique, sim assista. A segunda temporada salva o resto, e a terceira vai ser mara , eu sinto. Assista bjos <3

      Excluir
  12. Oie Lola =)

    Assisti alguns episódios de Gotham e gostei bastante. O problema é que são tantas séries que fica dificil conseguir acompanhar tudo rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ari hahahha super verdade, mas é tão amorzinho a série que compensa o esforço. Bjos :)

      Excluir
  13. Eu nunca assisti Gotham, e muito menos sabia que é uma versão tirada dos quadrinhos, tenho curiosidade em assistir essa e outras séries.

    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi , assista sim , vai gostar. Tem The Flash tambem que é boa e Demolidor, Jessica Jones e as novas da Marvel que está pra chegar :)
      bjos

      Excluir
  14. Oi Lola, tudo bem? Eu não assisto muitas séries, então não vi essa ainda :3
    Mas lendo seu post eu fiquei bem curiosa :)
    Não sou lá a maior fã da DC, mas talvez eu curtisse essa série. Vou colocar essa na lista para ler assim que terminar de ver o que eu estou vendo já :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi, hahah a DC não era de fazer séries boas mas ta pegando o jeito. A Marvel ainda ta na frente mais a DC vem chegando junto. E assista sim que vc vai curtir. Bjos

      Excluir
  15. Oi Lola, sua linda, tudo bem?
    Vou confessar que sempre tive queda pelos vilões nas histórias, não que eu defenda o que eles fazem, mas é porque geralmente são os personagens mais fortes, mais complexos. Acho que isso chamou minha atenção nessa série depois de você elogiar justamente o Charada e o Pinguim. Dica mais do que anotada. Sua crítica ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila hahaha , eu amo qualquer vilão de série, é um karma. Mas os dois estão fascinantes , juro. Depois me conta o que achou. Bjos e obrigada por gostar :)

      Excluir
  16. Olá, Lola.

    Eu vi os 5 primeiros episódios e claro que me apaixonei logo de cara, mas então me mudei e não tive mais como assistir, espero conseguir colocar em dia.
    Adorei saber um pouquinho a sua opinião sobre a serie.

    Beijos.
    http://cabinedeleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha muito obrigada, essa série é um amor. E certeza que você vai amar mais ainda. Depois me conta quando assistir. Bjos

      Excluir
  17. Oii,
    Não assisti essa série ainda, mas vejo muitos elogios sobre ela. Estou na correria para assistir séries mas vai para a lista.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, assista sim, você vai gostar. Bjos

      Excluir
  18. Oi, Lola!
    Eu quero muito continuar essa série, pois assisti os primeiros episódios e gostei bastante!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elidiane. assista sim, a segunda temporada tá perfeita !
      Bjos

      Excluir


Obrigada por comentar no Estilhaçando Livros. Se você tiver um blog deixa seu link que vou retribuir a visita com o maior prazer.